A Verizon está usando o seu aplicativo para coletar dados de seus usuários. O aplicativo My Verizon pode estar coletando informações sobre seu histórico de navegação, localização, aplicativos e seus contatos. De acordo com a empresa, para ajudar a entender o interesse dos usuários.
O programa, que a Verizon parece aceitar automaticamente os clientes, é chamado de Verizon Experiência Personalizada e fica enterrado nas configurações de privacidade do aplicativo, aponta o TheVerge. O programa apresenta duas opções diferentes que aparecem no aplicativo, Experiência Personalizada e Experiência Personalizada Plus, cada uma variando em termos de invasão.
O site revela que a Verizon fornece informações adicionais sobre as duas configurações do aplicativo, bem como em uma página de perguntas frequentes em seu site. Parece que a opção Custom Experience é uma versão simplificada da Experiência Personalizada Plus e, como a Verizon afirma diretamente no aplicativo, ela ajuda a Verizon a “personalizar” sua “comunicação com você” e “fornecer recomendações de produtos e serviços mais relevantes” usando “informações sobre os sites que você visita e os aplicativos que usa no seu dispositivo móvel”.
A Experiência Personalizada Plus, por sua vez, tem o mesmo propósito. Ou seja, ajudar a Verizon a fornecer uma experiência mais “personalizada”. No entanto, ele não só usa informações sobre os sites e aplicativos que você usa no seu dispositivo móvel. Ele usa a “localização do dispositivo” e “números de telefone para os quais você liga ou que ligam para você. Além disso, inclui seu CPNI, que monitora os horários e a duração de suas chamadas.
Coleta de dados dos usuários pela Verizon
Como a Verizon explica em seu site, ela pode usar suas informações para, digamos, apresentar-lhe uma oferta que inclui conteúdo musical ou dar-lhe uma opção relacionada à música em seu programa de recompensa Verizon Up se souber que você gosta de música, por exemplo.
Apesar de a Verizon declarar explicitamente que você “deve optar por participar e pode mudar sua escolha a qualquer momento”, não parece que os usuários estão tendo a chance de optar por si próprios, ou talvez o estejam fazendo sem saber, dado seus dados de bandeja para a Verizon, aponta o The Verge.
Para desativar a experiência personalizada, abra seu aplicativo My Verizon e, em seguida, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela. Role para baixo e selecione “Gerenciar configurações de privacidade” abaixo do título “Preferências”.
Na próxima página, desative “Experiência Personalizada” e “Experiência Personalizada Plus”. Para apagar as informações que a Verizon já coletou sobre você por meio do programa, toque em “Configurações de experiência personalizada” e em “Redefinir”. A empresa diz que não vai vender suas informações aos anunciantes e que vai “usá-las apenas para fins da Verizon”, mas ainda é enervante de qualquer maneira.
Via: TheVerge