Amazon anuncia lançamento do OpenSearch

Amazon Prime Day vira alvo de cibercriminosos e quase metade dos novos domínios são maliciosos
Imagem: Acepg

Novidade importante em relação a Amazon. A empresa acaba de anunciar a criação de sua nova plataforma de pesquisa chamada “OpenSearch”. Trata-se de uma bifurcação do Elasticsearch, que é uma ferramenta de pesquisa, análise e armazenamento.

A plataforma OpenSearch da Amazon foi bifurcada da base de código Elasticsearch 7.10.2 e oficialmente, o trabalho na bifurcação começou em 21 de janeiro. Depois disso, o código bifurcado foi limpo de componentes que não foram distribuídos sob a licença Apache 2.0. Além disso, os elementos da marca Elasticsearch foram substituídos por OpenSearch.

OpenSearch será desenvolvido como um projeto colaborativo desenvolvido com a participação da comunidade. Observa-se que a Amazon é atualmente a curadora do projeto, mas no futuro, em conjunto com a comunidade, será desenvolvida uma estratégia ótima para a gestão, tomada de decisão e interação dos participantes envolvidos no desenvolvimento.

Amazon anuncia lançamento do OpenSearch

Amazon anuncia lançamento do OpenSearch

Empresas como Red Hat, SAP, Capital One e Logz.io já aderiram ao trabalho OpenSearch. A empresa Logz.io tentou anteriormente desenvolver seu próprio garfo Elasticsearch, mas juntou-se ao trabalho em um projeto comum.

Para participar do desenvolvimento do OpenSearch, não é necessário nenhum tipo de acordo sobre a transferência de direitos de propriedade. Além disso, as regras para usar a marca registrada OpenSearch são acessíveis.

O motivo da bifurcação foi a transferência do projeto Elasticsearch original para um SSPL (Server Side Public License) não livre e o término das alterações de lançamento sob a antiga licença Apache 2.0.

O SSPL foi considerado inelegível pela OSI Open Source (Open Source Initiative) devido a requisitos discriminatórios. Em particular, apesar do fato de que a licença SSPL é baseada em AGPLv3, o texto contém requisitos adicionais para a entrega sob a licença SSPL não apenas do código do próprio aplicativo, mas também do código-fonte de todos os componentes envolvidos no fornecimento do serviço em nuvem.

O anúncio

Hoje, estamos apresentando o projeto OpenSearch, um fork de código aberto conduzido pela comunidade de Elasticsearch e Kibana. Estamos fazendo um investimento de longo prazo em OpenSearch para garantir que os usuários continuem a ter um pacote de pesquisa e análise de código aberto de alta qualidade e seguro com um roteiro rico em funcionalidades novas e inovadoras.

Inclui recursos como segurança corporativa, alertas, aprendizado de máquina, SQL, gerenciamento de integridade de índice e muito mais. Todo o software do projeto OpenSearch é lançado sob a licença Apache, versão 2.0 (ALv2). Convidamos você a consultar o código do OpenSearch e OpenSearch Dashboards. no GitHub e junte-se a nós e à crescente comunidade em torno desse esforço.

Como motivação para a criação do fork, a intenção é manter o Elasticsearch e o Kibana na forma de projetos abertos e fornecer uma solução aberta completa, desenvolvida com a participação da comunidade.

Desenvolvimento de distribuição

O projeto OpenSearch também continuará o desenvolvimento independente da distribuição Open Distro para Elasticsearch, que foi anteriormente desenvolvida em conjunto com Expedia Group e Netflix na forma de um plug-in no Elasticsearch e incluiu recursos adicionais.

Além da substituição de componentes pagos do Elasticsearch, como ferramentas de aprendizado de máquina, suporte a SQL, geração de declarações, mecanismos de diagnóstico de desempenho de cluster, autenticação via Active Directory, Kerberos, SAML e OpenID, implementação de um ponto de início de sessão única (SSO), tráfego suporte para criptografia, controle de acesso do sistema baseado em funções (RBAC), registro detalhado para auditoria.

Fase de testes

Em sua forma atual, o código ainda está em estágio de teste alfa com a primeira versão beta esperada em algumas semanas. É planejado para estabilizar a base de código e tornar o OpenSearch pronto para uso em sistemas de produção em meados de 2021.

O código é distribuído sob a licença Apache 2.0 e a Amazon menciona que planeja mudar o nome do Amazon Elasticsearch Service para Amazon OpenSearch Service.

Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode consultar o seguinte link.

Via Desde Linux