Confirmando todas as expectativas e dentro do que haviam planejado, finalmente saiu oficialmente a nova versão do ambiente de desktop Xfce 4.16 que acaba de ser lançado. Então, sem dúvidas, o Xfce 4.16 foi é uma grande atualização que traz vários novos recursos e melhorias em relação à versão anterior, Xfce 4.14. Você pode conferir o anúncio neste link.
Ao contrário do Xfce 4.14, que esteve em desenvolvimento por mais de quatro anos, o lançamento do Xfce 4.16 passou apenas cerca de um ano e meio no laboratório. No entanto, promete grandes mudanças que os fãs do ambiente leve de desktop devem gostar, especialmente o suporte GTK3 agora está habilitado para uma UI/UX mais moderna.
Os destaques do Xfce 4.16 incluem:
- uma aparência renovada com novos ícones e paleta de cores;
- suporte para escala fracionária na caixa de diálogo Exibir;
- modo escuro para o painel;
- pesquisa aprimorada e recursos de filtro para o Gerenciador de configurações;
- suporte para decorações ao cliente para todas as configurações caixas de diálogo;
- bem como uma caixa de diálogo Sobre o Xfce renovada que agora mostra informações básicas do sistema.
Ambiente de desktop Xfce 4.16 lançado oficialmente
O gerenciador de janelas também recebeu um aumento de desempenho no Xfce 4.16, mostrando a caixa de diálogo Alt-Tab apenas na tela principal. Além disso, permite que os usuários ampliem o cursor e mantenham as janelas minimizadas na lista usada mais recentemente.
O gerenciador de arquivos Thunar também foi atualizado nesta versão e agora permite que os usuários pausem as operações de cópia e movimentação, suporta transferências de arquivos em fila, suporta transparência em temas GTK e lembra as configurações de visualização por diretório.
Um novo plug-in da Bandeja de status está disponível na caixa de diálogo Preferências do painel para facilitar a configuração da área da bandeja do sistema e as notificações de status. Do mesmo modo, uma nova caixa de diálogo Aplicativos padrão nasceu da fusão das caixas de diálogo “Configurações Mime” e “Aplicativos preferidos”.
O Xfce 4.16 também vem com:
- mais atalhos de teclado padrão;
- ações personalizadas de clique com o botão direito para inicializadores de área de trabalho;
- suporte para o plug-in Workspace Switcher para exibir numeração de espaços de trabalho;
- suporte aprimorado de agente gpg (GNU Privacy Guard);
- bem como suporte para classificação de aplicativos por frequência e recência no Appfinder.
Além disso, há:
- autocompletar bash para xfconf-query;
- suporte para exclusão de caminhos no arquivo de configurações tumbler.rc;
- bateria mais limpa e configurações de ‘energia’;
- ocultar automaticamente para notificação de bateria fraca ao conectar a um carregador;
- e um novo visual no painel Xfce quando o “Modo de apresentação” está ativado.
Da mesma forma, a nova versão do Xfce tem um novo papel de parede. As dependências também foram atualizadas porque GTK2 não é mais suportado; GTK 3.22 ou posterior agora é necessário, junto com GLib e GDBus 2.50 ou posterior, e a biblioteca LibGTop.
Se quiser conhecer todos os recursos com mais detalhes e imagens, clique neste link da página oficial do tour do ambiente.
Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para o ambiente de desktop Xfce 4.16. Assim, atualize o mais rápido possível para aproveitar os novos recursos e aprimoramentos.
9to5 Linux