O desktop Budgie 10.9 traz o trabalho de portabilidade inicial do Wayland. Com o objetivo de entregar um lançamento de desktop Budgie 10 exclusivo para Wayland ainda em 2024, o Budgie 10.9 estreou com o trabalho de portabilidade em estágio inicial para Wayland.
O Budgie 10.9 foi lançado com o trabalho de portabilidade antecipado para o Wayland, o budgie-session agora está lidando com o gerenciamento de sessões da área de trabalho e há um applet Bluetooth redesenhado. O novo applet Bluetooth da Budgie permite a funcionalidade de conexão/desconexão direta para dispositivos emparelhados, indicações de duração da bateria e muito mais.
Ambiente de trabalho Budgie 10.9 traz portabilidade inicial do Wayland
Quanto à portabilidade do Wayland, o Budgie 10.9 apresenta portas iniciais de vários applets e componentes para usar a biblioteca libxfce4windowing compatível com Wayland. Budgie pretende usar libxfce4windowing para lidar com alguns de seus Wayland traz-up:
“Embora a libxfce4windowing esteja em desenvolvimento ativo e ainda não seja estável, optamos por já adotá-la para fazer a transição do Budgie 10 sob X11 para o Budgie 10 sob Wayland o mais perfeita possível. libxfce4windowing nos permite portar a funcionalidade para suportar o Wayland sem afetar negativamente o uso no X11, facilitar o “dogfooding” antecipado quando nosso trabalho de portabilidade estiver concluído e mais facilmente “virar o interruptor” para suportar o Wayland e abandonar totalmente o X11.”
Para o Budgie 10.9, apenas o miniaplicativo “show desktop”, o alternador de janela Alt+Tab e o applet de espaço de trabalho foram portados para libxfce4windowing.
Quanto à nova budgie-session do Budge 10.9, é um soft fork do GNOME Session 44.
E a captura de tela oficial do desktop Budgie 10.9:
Mais detalhes sobre a versão desktop do Budgie 10.9 via BuddiesOfBudgie.org.