2020 será o ano do Linux? Bem, nos últimos três meses, surgiram várias notícias sobre o suporte ao sistema. Por exemplo, o antivírus anunciado pela Microsoft para Linux e as soluções Azure Sphere para IoT baseadas no Linux ou o mais recente código Zen 3 da AMD para a décima nona linha de drivers gráficos da mesma. Este é mais um passo da AMD para conquistar o mercado de drivers gráficos de código aberto.
A comunidade de código aberto está se movendo rapidamente junto com as partes interessadas. E o recente anúncio de emprego da AMD para o desenvolvedor de kernel Lead Linux é um sucesso. A planeja conquistar o mercado de drivers gráficos de código aberto para Linux.
AMD compromete-se a acelerar suporte de drivers gráficos para o kernel Linux
Portanto, a AMD tem como objetivo principal projetar e manter um driver gráfico AMDGPU para Linux. Assim, a descrição do trabalho exige que um candidato tenha experiência em programação de GPU em OpenCL, CUDA ou HIP.
Drivers gráficos AMD e Linux
Definitivamente, isso marcará o desenvolvimento rápido e dedicado do conjunto de drivers de código aberto Linux para o suporte ao produto GPU e APU da AMD.
Se você olhar para o concorrente, a NVIDIA lançou recentemente um novo driver estável na série 440 de longa duração com suporte ao kernel 5.6. O novo driver suporta principalmente duas unidades de processamento gráfico da NVIDIA, GeForce MX330 e GeForce MX350.
Porém, as estatísticas também mostram que a AMD está vendendo mais GPUs do que a Nvidia e que a AMD é a predileta dos jogadores, com 25,17% de usuários de Linux que usam processadores AMD.
Além disso, a AMD também domina com a GPU de desktop de médio porte, a Radeon RX 5600 XT, que custa apenas US $ 279.
No geral, novas contratações refletem o interesse da AMD em aprimorar o suporte gráfico e sua influência. Para que, no final, sejam os usuários do Linux que tenham uma melhor experiência com as GPUs AMD.