No passado, o Google suportava a capacidade de executar widgets na tela de bloqueio do Android, mas a funcionalidade desapareceu com o lançamento de novas versões do sistema. Agora, o Android parece estar revivendo os widgets da tela de bloqueio, como mostram alguns trabalhos iniciais.
Widgets no Android
Os widgets da tela de bloqueio tiveram, nos últimos anos, um ressurgimento da popularidade, em grande parte graças à estreia da Apple de funcionalidade limitada de widget na tela de bloqueio do iOS. Os usuários podem escolher várias opções de widget para mostrar dados como duração da bateria, clima, nascer/pôr do sol e muito mais. Porém, no início de 2010, o Android permitia que os usuários fizessem basicamente qualquer coisa com widgets na tela de bloqueio.
Você pode escolher qualquer widget e colocá-lo na tela de bloqueio em um carrossel de várias opções de widgets. Isso também não exigia a adesão do desenvolvedor, pois era apenas uma extensão do sistema de widgets usual. No entanto, o Google removeu essa funcionalidade quando o Android atingiu a versão 5.0 em 2014.
Agora, parece que isso está voltando.
De acordo com o Android Authority (Via: 9to5Google), o Android exibiu um novo espaço “comunal” no Android que faz parte da tela de bloqueio acessível deslizando do lado direito. Este espaço também abre um novo seletor para widgets Android a serem adicionados à tela de bloqueio, embora não funcione com todos os widgets. Observa-se que os widgets exigem que a categoria “protetor de teclado” apareça aqui. Isso foi introduzido no Android 4.2 Jelly Bean, mas como não é usado há anos, a funcionalidade não aparece na maioria dos aplicativos. Aparentemente, ele ainda funciona com o Google app, bem como com o Calendário e o Relógio.
Widgets de volta
Os widgets aparecem sem desbloquear o dispositivo como esperado, mas ainda não estão muito bem formatados. Além disso, parece que haverá uma grande ressalva em tudo isso. Aparentemente, esta forma de widgets de tela de bloqueio no Android só apareceria em dispositivos de tela grande e, especificamente, no “Modo Hub” para uso com docks. No momento, isso inclui praticamente apenas o Google Pixel Tablet.
Embora muito desse trabalho esteja sendo feito e seja parcialmente visível nas versões beta mais recentes do Android 14, o estado aproximado da funcionalidade sugere que muito provavelmente não estará disponível tão cedo.
O mais provável é que o Android 15 veria o retorno dos widgets de tela de bloqueio. Depois da estreia bastante desanimadora do Android 14 em termos de novos recursos, isso certamente é algo pelo qual ansiar.