Não é algo tão recente, no entanto, está valendo divulgar a chegada do Android Studio 4.0 cuja principal novidade é ter sido lançado com suporte para desenvolvimento de C ++. Porém, além disso, são apresentados vários recursos de design, gerenciamento de gestos, entre muitas outras coisas.
Assim, uma das principais mudanças integradas nesta nova versão é a API MotionLayout. Ela amplia os recursos do ConstraintLayout para ajudar os desenvolvedores do Android a gerenciar gestos complexos e animações de widgets em seus aplicativos. No Android Studio 4.0, o uso dessa API é facilitado com o novo Motion Editor. Trata-se de uma interface poderosa para criar, editar e visualizar animações do MotionLayout.
Outra mudança que se destaca da versão é o novo inspetor de desenho, com a depuração da interface do usuário muito mais intuitiva. Ela fornece acesso a dados que são mantidos atualizados com o aplicativo em execução e dando informações sobre como eles são resolvidos. Para poder usar o Live Presentation Inspector, basta selecioná-lo no menu “Exibir> Janelas de Ferramentas> Presentation Inspector”.
Além disso, se você implantar em um dispositivo executando a API nível 29 ou superior, terá acesso a recursos adicionais, como uma hierarquia de layout dinâmico. Esta é atualizada conforme as exibições mudam, atributos de exibição detalhados que também ajudam a determine como os valores dos recursos são resolvidos e um modelo 3D ativo da interface com o usuário do aplicativo é executado.
Android Studio 4.0 lançado com suporte para desenvolvimento de C ++
Ao desenvolver para vários formatos, tamanhos de tela e resoluções, você precisa garantir que as alterações feitas na interface do usuário sejam boas em todas as telas suportadas. Com a janela de validação de design, você pode visualizar designs em diferentes telas e configurações simultaneamente, para garantir facilmente que o aplicativo tenha uma boa aparência em vários dispositivos.
Por outro lado, podemos encontrar atualizações na interface do usuário do CPU Profiler. No Android Studio 4.0, os logs da CPU agora são separados da linha do tempo principal e organizados em grupos para facilitar a análise.
Para uma análise lado a lado mais fácil, agora você pode visualizar todas as atividades do encadeamento na linha do tempo. Isso inclui métodos, funções e eventos. Do mesmo modo, pode experimentar novos atalhos para navegar facilmente pelos dados, como usar Teclas W, A, S e D para zoom e panorâmica refinada.
A equipe também reformulou a interface do usuário de rastreamento do sistema para que os eventos sejam de uma cor para melhor distinção visual, os segmentos sejam organizados para que os mais ativos apareçam primeiro.
Versão básica reformulada
O Android Studio IDE básico foi atualizado com melhorias nas versões IntelliJ IDEA 2019.3 e 2019.3.3. Esses aprimoramentos se concentram principalmente nas melhorias de qualidade e desempenho por meio do EDI. Os modelos dinâmicos são um recurso útil do IntelliJ que permite inserir construções comuns no seu código digitando palavras-chave simples.
O Android Studio agora inclui modelos dinâmicos específicos do Android para o código Kotlin. Para obter uma lista completa dos modelos ativos disponíveis, vá para Editor> Modelos ativos na caixa de diálogo Configurações (ou Preferências). Outra das alterações apresentadas é para os desenvolvedores que escrevem C ++. O IDE é alterado para clangd como o mecanismo de análise de linguagem principal para navegação, conclusão, inspeção e exibição de erros e avisos de código.
A equipe também trouxe Clang-Tidy junto com o Android Studio. Para configurar o comportamento de Clangd ou Clang-Tidy, isso deve ser feito na caixa de diálogo Configurações de EDI (ou Preferências), em Linguagem e estrutura> C / C ++> Clangd ou Clang-Tidy.
Finalmente, para os interessados em obter a nova versão, eles podem fazê-lo no site oficial do projeto. O link é este.