O Apache OpenOffice acaba de lançar uma atualização importante depois de muito tempo. O projeto deu origem, por exemplo, ao LibreOffice, mas caminha muito lentamente em seu processo de desenvolvimento. Tanto assim que ficou para trás em quase 12 anos desde que o LibreOffice se bifurcou do OpenOffice.org após a aquisição da Sun Microsystems pela Oracle e a subsequente criação do Apache OpenOffice em 2011. Enquanto o LibreOffice se tornou o pacote de escritório de código aberto dominante, o Apache OpenOffice continua buscando seu espaço e hoje lança seu versão v4.1.13. Assim, o Apache OpenOffice 4.1.13 acaba de sair para aqueles que não usam o LibreOffice.
O Apache OpenOffice 4.1.13 foi lançado nesta semana como uma versão de correção de bugs e para fornecer correções de segurança e pequenas melhorias aos usuários. Com esta versão, também há uma mudança na codificação da senha mestra para que os usuários sejam incentivados a fazer backup dos perfis existentes do OpenOffice antes de atualizar.
Apache OpenOffice, um pacote líder de produtividade de documentos de escritório de código aberto, anunciou o Apache OpenOffice 4.1.13, como de costume, disponível em 41 idiomas para Windows, macOS e Linux.
Apache OpenOffice 4.1.13 é uma versão de segurança que incorpora correções de bugs e outros aprimoramentos. Todos os usuários do Apache OpenOffice 4.1.12 ou anterior são aconselhados a atualizar. Você pode baixar o Apache OpenOffice 4.1.13 aqui. Os usuários do Windows 10 e 11 agora também podem obter o Apache OpenOffice para idiomas selecionados no aplicativo “Microsoft Store”.
Apache OpenOffice 4.1.13 lançado para aqueles que não usam o LibreOffice
O Apache OpenOffice 4.1.13 traz algumas melhorias visuais para seu modo de visualização de impressão. Além disso, corrige a rotulagem inconsistente de documentos não salvos e corrige a abertura de documentos ODF do LibreOffice 7. Há também outras correções de bugs de rotina.
Não é uma atualização empolgante. Isso porque houve muito pouco trabalho importante no Apache OpenOffice na última década. No entanto, o LibreOffice continua com seus fortes lançamentos de recursos semestrais. O Apache OpenOffice também continua a depender do Java 8 de 32 bits em 2022. A série Apache OpenOffice 4.1 apareceu pela primeira vez em 2014.
A Apache Software Foundation realiza muito e supervisiona muitos grandes projetos. Porém, uma crítica que se faz é por que esse programa ainda está ativo em 2022. O questionamento de muita gente é que, talvez, fosse melhor para o ecossistema de código aberto em geral se eles colaborassem com o LibreOffice. Ou se concentrassem em outros grandes e bem-sucedidos esforços.
Aqueles que desejam saber mais sobre o Apache OpenOffice 4.1.13 ou fazer o download, visite o blog Apache.org.