Os códigos QR voltaram com tudo nos últimos meses e, os encontramos em tudo quanto é lugar, seja ao pagar algo em estabelecimentos comerciais ou acessar a senha do Wi-Fi, por exemplo. Mesmo aqueles que podem não entender como exatamente esses quadrados de aparência peculiar funcionam, praticamente os usaram em algum momento. Nesse post você aprende como criar códigos QR animados.
Escaneie você mesmo
Esta semana, o tecnólogo, “hacker de hardware ciborgue” e YouTuber, Zack Freedman twittou um GIF que se tornou viral (Via: BleepingComputer). O GIF mostrado abaixo contém um código QR animado com quadros em movimento que alguns podem reconhecer (uma sequência do famoso videoclipe Never Gonna Give You Up de Rick Astley).
A letra da música e o próprio videoclipe têm sido um meme popular por muito tempo usado por internautas e até por atores maliciosos que trollam empresas hackeadas. Mas, além de ser um código de barras artístico, o GIF de Freedman funciona na verdade como um código QR: escaneie você mesmo!
Supondo que seu aplicativo de scanner de código QR funcione, o GIF acima o levará ao videoclipe oficial Never Gonna Give You Up no YouTube. Essa virada inesperada deixou muitos surpresos. De fato, existem ferramentas online, como a criada pelo QR4 e engenheiro de software Jeroen Steeman , permitindo que você crie seus próprios códigos QR animados!
Mergulhando mais fundo em códigos QR
Os códigos de barras 2D, como o nome indica, têm várias dimensões e podem armazenar dados em toda a matriz, em oposição a apenas uma única linha (dimensão). E cada parte da matriz do código QR tem um significado e um papel especial a desempenhar, com a seção de retenção de conteúdo sendo apenas uma parte de toda a matriz.
Os aspectos de verificação e correção de erros dos códigos de barras 2D são importantes no sentido de que, mesmo que partes do código QR sejam cortadas ou corrompidas, o código QR ainda pode continuar a digitalizar corretamente e reter o conteúdo armazenado dentro dele.
O próprio mecanismo de correção de erros embutido nos códigos QR permite que os criadores de códigos de barras sejam criativos: empacotar conteúdo funcional em uma pequena parte de toda a matriz, com outras partes da matriz servindo essencialmente como uma tela em branco para imagens artísticas:
Criando códigos QR animados
Para aqueles versados ??em visão computacional, o usuário do Twitter e blogueiro de tecnologia BenBE pode ter uma resposta para você: Na verdade, existem subdivisões de 3×3 pixels para cada um dos pixels grandes. O processamento se preocupa apenas com os pixels do meio, portanto, é onde estão os dados.
O pixel do meio às vezes é alterado para se ajustar ao pontilhamento, de modo que o código QR codificado realmente “bruto” muda com o tempo. Para cada pequeno quadrado no código QR blockbuster (trocadilho) de Freedman, seu scanner está apenas olhando para o meio de cada um desses quadrados (que compreende 3×3 ou 9 pixels no total). Assim, é dentro desses pixels que a parte do conteúdo do código de barras (o URL do YouTube) é armazenada, com o restante dos pixels servindo como uma tela em branco, usada para animação.
Para gerar seus códigos QR animados, basta usar o gerador QRPicture, cujo código fonte está disponível no GitHub. O gerador permite que você crie códigos QR totalmente funcionais que se parecem com imagens reais o máximo possível e até mesmo os anime ao seu gosto.
O processo é simples: Basta fazer o upload do arquivo animado que você tem baixado em seu computador e seguir as etapas seguintes. No final, você terá o seu código animado!
Via: BleepingComputer