A distribuição Arch Linux é bastante conhecida por estar sempre (ou quase) na vanguarda das distribuições Linux de lançamento contínuo. No entanto, quando se trata de sua cadeia de ferramentas do compilador, os pacotes ficaram para trás no ano passado. A distribuição Arch Linux precisa de ajuda com manutenção da cadeia de ferramentas.
Ao contrário da maioria dos pacotes do Arch Linux que são atualizados e mantidos pontualmente contra novas versões upstream, quando se trata da cadeia de ferramentas do compilador, uma aparente falta de mão de obra tem impactado o progresso nessa área. Não deixa de ser um grande e surpreendente problemas no Arch.
Arch Linux precisa de ajuda com manutenção da cadeia de ferramentas
A maioria das dicas estão apontando este tópico do Arch Linux sobre manutenção de pacotes Glibc e GCC. Esse tópico começou no final de outubro sem atualizações oficiais para os pacotes em questão e muitos usuários do Arch ainda se perguntavam o que está acontecendo com os importantes componentes da cadeia de ferramentas não sendo ativamente mantidos.
O pacote GCC do Arch está na versão 11.1 com as únicas mudanças desde maio passado sendo para a reconstrução do Python 3.10. Isso enquanto o GCC 11.2 é o mais recente upstream desde julho passado.
A Glibc do Arch está na versão 2.33 sem grandes mudanças desde que chegou há um ano, além de quando foi posteriormente reconstruída para o GCC 11.1 em maio. Enquanto isso, a Glibc 2.34 saiu no início de agosto e a Glibc 2.35 chegou na semana passada. Entre as muitas mudanças na GNU C Library a cada lançamento estão as correções de segurança.
Os pacotes
O desenvolvedor do Arch, Allan McRae, que anteriormente mantinha alguns dos pacotes da cadeia de ferramentas GNU, comentou em outubro e atribuiu a falta de atualizações, pelo menos parcialmente, à necessidade de testes suficientes.
Além disso, segundo ele, isso acontece pois:
Particularmente porque esta é a segunda atualização da cadeia de ferramentas dos novos mantenedores da cadeia de ferramentas e o mantenedor anterior não está mais por perto para dar conselhos, e o anterior aposentou-se anos atrás.
Enquanto isso, Allan mantém uma cadeia de ferramentas alternativa do Arch Linux que está atualizada contra novos lançamentos do GNU.
Ao que tudo indica, esses atrasos na cadeia de ferramentas GNU para o Arch Linux resultam de problemas de mão de obra. Faltam, portanto, mantenedores de pacotes voluntários. No entanto, falta atualizações sendo discutidas em seus fóruns há quatro meses. Porém, não houve nenhuma atualização para esses pacotes e usuários discutindo o que funciona para eles.
Quem quiser se envolver com o Arch Linux e ajudar no seu desenvolvimento pode consultar as várias maneiras de fazê-lo por meio do Arch Linux Wiki.
Via Phoronix