Uma nova versão do Archinstall, a 2.3, acaba de ser lançada para facilitar instalação fácil do sistema operacional Arch Linux. Adicionado à mídia de instalação do Arch Linux em abril foi o Archinstall para instalações fáceis e rápidas . Funcionou muito bem para instalações básicas do Arch Linux em questão de minutos. Então, agora com o Archinstall 2.3 agora disponível, ele tem ainda mais recursos.
Esta nova versão do archinstall aborda os muitos problemas levantados pela comunidade. Gostaríamos de agradecer a cada um que enviou problemas, deu feedback e, o mais importante, sugeriu ou contribuiu para soluções para todos esses problemas.
Este não é um lançamento perfeito, ainda há muito trabalho pela frente. Mas acreditamos que este é um passo na direção certa tanto com melhorias de acessibilidade quanto de estabilidade e algumas melhorias de segurança para o modelo guiado que enviamos. Abaixo está uma lista de todas as mudanças desde a versão anterior, e começaremos com as mudanças mais recentes para destacá-las.
Archinstall 2.3 lançado para facilitar instalação da distribuição Arch Linux. Ele adiciona e melhora:
- O uso do carregador de inicialização GRUB com criptografia de disco completo agora funciona corretamente;
- O suporte para vários volumes criptografados também agora é exposto pelo instalador na forma inicial;
- As operações de disco em geral devem ser mais confiáveis ??em relação ao particionamento, criptografia e montagem;
- O particionamento manual também foi retrabalhado, por isso está em melhor forma, mas ainda está sendo aprimorado;
- O suporte a subvolumes Btrfs está na versão beta inicial deste instalador do Arch Linux;
- Suporte inicial para plug-ins Archinstall. Isso permite que os usuários e desenvolvedores possam estender o Archinstall com seus próprios plug-ins para funcionalidade extra;
- Foi introduzido o suporte para troca usando zram e zram-generator.
Novos recursos em destaque
- GRUB e Disk Encryption agora funcionam corretamente.
- Subvolumes BTRFS (recurso beta muito inicial, portanto, algumas limitações para os testes iniciais. Oferece suporte apenas a uma estrutura aninhada e alguns problemas são conhecidos com esta abordagem)
- Archinstall agora detecta se
espeakup.service
está ativo no ISO de instalação e copia a configuração para a mídia instalada automaticamente. - Agora suporta vários volumes criptografados (ligeiramente limitado, é ativado ou desativado, mas várias partições serão criptografadas) . Todas as partições criptografadas são protegidas pela senha como de costume e armazenadas no slot de chave 0, mas cada partição que não seja a partição raiz também terá uma senha gerada por computador armazenada no dispositivo raiz
/dev/cryptsetup-keys.d/
e essa senha será armazenada no slot de chave 1 na partição. É uma senha única por volume. - Operações de disco mais confiáveis (particionamento, criptografia e montagem).
A longa lista de alterações completas do Archinstall 2.3 pode ser encontrada no GitHub, enquanto o instalador do Arch Linux atualizado deve estar trabalhando na próxima atualização mensal da mídia de instalação do Arch.