O software de estação de trabalho de áudio digital (DAW) de código aberto Ardour 7.3 chegou hoje com mais novos recursos e muitas melhorias para trabalhos direcionados à produção musical. Então, o Ardour 7.3 Open-Source DAW foi lançado com suporte a VST3 Multi-Bus.
Chegando dois meses após o Ardour 7.2, a versão Ardour 7.3 está aqui para introduzir suporte para plugins VST3 com vários barramentos de E/S para permitir que os plug-ins de instrumentos tenham saídas adicionais dedicadas, bem como independência de taxa de amostragem para que a taxa de amostragem de hardware de áudio e a taxa de amostragem de sessão não precisem mais corresponder.
O Ardour 7.3 também atualiza a interface do usuário para introduzir suporte para pesquisar itens nas caixas de diálogo Preferências globais e Propriedades da sessão, a capacidade de reverter a polaridade de uma região de áudio, trabalhar desfazer/refazer na página de gravação e a capacidade de usar diretamente o rastreador MIDI em portas MIDI físicas.
Do mesmo modo, esta versão traz suporte para as instruções AVX-512 x86 para melhorar seu desempenho. No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que os binários oficiais do Linux atualmente não incluem esse recurso, que será adicionado na próxima versão, o Ardour 7.4.
Ardour 7.3 Open-Source DAW lançado com suporte a VST3 Multi-Bus
Outras melhorias incluídas no Ardour 7.3 são o suporte para a caixa de diálogo Exportação Rápida para classificar marcadores de intervalo por tempo, a capacidade de verificar todas as configurações de canal antes de exportar, tocar no tempo com um teclado MIDI, bem como o agrupamento de portas do sistema por um prefixo comum (por exemplo, por dispositivo).
“Ao usar o PipeWire (ou de outra forma ter vários clientes JACK expondo portas físicas), os índices são ainda menos significativos do que de outra forma (já que diferentes dispositivos podem aparecer em ordem arbitrária), portanto, também usar nomes bonitos para pacotes estéreo torna a interface do usuário menos confusa em locais onde esses nomes de pacotes são usados (por exemplo, o menu ao clicar em um IOButton), explicaram os devs.”
Além disso, a caixa de diálogo Configuração do plug-in agora limitará as opções a “estéreo” e “todos” ao carregar um plug-in com mais de duas saídas. O Ardour 7.3 também melhora o manuseio solo, o controle do monitor, bem como o fader não redefinido para a função de unidade na seleção para a superfície de controle do Faderport 8.
Vários bugs foram corrigidos nesta versão e várias traduções de idiomas foram atualizadas. Para obter mais detalhes, confira as notas de versão completas. O Ardour 7.3 está disponível para download no site oficial como um tarball de origem que você terá que compilar manualmente em sua distribuição GNU/Linux.