Ardour 7.2 traz suporte para áudio Ogg/Opus compactado e nova porta de entrada MIDI

A nova versão também inclui slots MIDI Learn for Cue, importação de letras de arquivos MIDI e muitas melhorias.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Um mês e meio após o Ardour 7.1, Paul Davis e a equipe por trás dessa estação de trabalho de áudio digital (DAW) de plataforma aberta, gratuita e cruzada lançaram o Ardour 7.2 como uma modesta atualização do software que traz vários novos recursos e melhorias.

Alguns novos recursos interessantes nesta versão incluem suporte para arquivos de áudio Ogg/OPUS compactados, pois o Ardour agora pode decodificar e codificar arquivos Ogg/Opus sem depender da linha de comando para pós-processamento. Esta alteração requer que a biblioteca libsndfile 1.0.29 ou posterior seja instalada em seu sistema GNU/Linux.

Outra mudança interessante é uma nova porta de entrada MIDI projetada especificamente para controlar os slots Cue do acionador, junto com um novo recurso MIDI Learn para os slots do acionador. Além disso, o Ardour 7.2 apresenta suporte para superfícies de controle baseadas em MIDI e a capacidade de importar letras de arquivos MIDI como marcadores de região.

Para usuários de Linux e macOS, esta versão melhora o suporte ao TouchOSC, tornando mais fácil para os usuários descobrir e conectar-se ao Ardour apenas tocando no botão Procurar, sem adicionar manualmente o endereço IP. Além disso, o Ardour 7.2 adiciona a capacidade de salvar, recuperar e obter feedback de status das cenas do mixer por meio do protocolo OSC.

Ardour 7.2 traz suporte para áudio Ogg/Opus compactado e nova porta de entrada MIDI

Esta versão também torna os modos de monitor de áudio/MIDI mais consistentes usando monitoramento de hardware para trilhas de áudio, adicionando suporte para trilhas para monitorar entrada e disco quando não estiver gravando MIDI, adicionando suporte para regiões MIDI opacas para obscurecer regiões abaixo delas e permitindo MIDI faixas para sempre monitorar a entrada como um substituto.

Ardour 7.2 traz suporte para áudio Ogg/Opus compactado e nova porta de entrada MIDI
Ardour 7.2 traz suporte para áudio Ogg/Opus compactado e nova porta de entrada MIDI

Entre outras mudanças dignas de nota, o Ardour 7.2 apresenta uma nova ação e atalho para permitir que você adicione um marcador BBT na reprodução, melhora a maneira como o Ardour nomeia arquivos de regiões rejeitadas, melhora a nova implementação do mapa de tempo introduzido no Ardour 7.0, atualiza os temas e corrige muitos bugs.

Confira as notas de lançamento completas no site do projeto para leitura extra. O Ardour 7.2 está disponível para download no site oficial como um tarball fonte que você terá que compilar em seu sistema GNU/Linux.

Você também pode instalar o Ardour a partir dos repositórios de software da sua distribuição ou, se quiser apoiar o desenvolvimento, pague US$ 1,00 ou mais para obter o binário mais recente no site oficial.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.