Lisa Su, chefe da AMD, reiterou que a Zen 3 está a caminho de ser lançada ainda em 2020, acrescentando que a arquitetura está “ótima nos laboratórios”. O medo de que não veríamos a Zen 3 em 2020 já estava se acumulando por causa da crise da COVID-19, que atrasou vários lançamentos de produtos.
Começava a parecer que os rumores eram verdadeiros quando foi publicado um relatório afirmando que os processadores Ryzen 4000 para desktop não chegariam até o próximo ano (porque a atual série 3000 estava se saindo bem). Além disso, o lançamento da série 3000XT foi considerado mais uma evidência do lançamento da Zen 3 em 2021.
Havia rumores de que os novos processadores não chegariam até 2021. Todavia, esta é a segunda vez que a empresa garante aos fãs que eles estarão aqui nos próximos cinco meses.
Arquitetura AMD Zen 3 está a caminho de ser lançada em 2020
Em um vídeo comemorando o primeiro aniversário dos processadores Ryzen de terceira geração e da série Radeon 5000, Su confirmou mais uma vez que a Zen 3 estava a caminho de um lançamento em 2020:
Last year on 7/7 we launched our 7nm 3rd gen @AMDRyzen and @Radeon 5000 series together. Today we celebrate 7/7 with some new @AMDRyzen XT parts. Enjoy! pic.twitter.com/XJqzIcnJEE
— Lisa Su (@LisaSu) July 7, 2020
Os processadores Ryzen 4000 para desktop, codinome Vermeer, estão prestes a entrar em produção em massa. Há rumores de que os chips ostentam enormes ganhos de IPC (instruções por clock) sobre seus antecessores. Como resultado, alguns consumidores podem adiar a compra dos atuais processadores da série 3000 em favor da Zen 3.
Além disso, Lisa Su menciona os novos chips 3000XT no vídeo. Pequenas melhorias de desempenho são oferecidas pelos três processadores. Portanto, os compradores são aconselhados a optar pela série mais barata que não seja da 3000XT; ou você pode esperar pela Zen 3.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Tech Spot