Para quem nunca ouviu o termo IoT (Internet of Things) é na verdade o famoso campo da Internet das Coisas e as empresas estão quase entrando em guerra por profissionais que entendam sobre o assunto, ou seja, alguém com conhecimentos relevantes sobre IoT.
Segundo um relatório divulgado pela Canonical, empresa que mantém o GNU/Linux Ubuntu, cerca de 67% das empresas estão nessa guerra. A pesquisa foi feita com 360 profissionais, desenvolvedores e fornecedores da IoT.
As dificuldades são variadas, é óbvio que até agora não há ninguém com o conhecimento completo sobre o assunto, mas existem nichos dentro do IoT que são necessários, na verdade não é necessário saber tudo, mas ao menos um campo necessário dentro do IoT já vai ser um bom motivo para ser contratado.
Confira a pesquisa realizada pela Canonical sobre os profissionais IoT
Na pesquisa, os entrevistados destacaram alguns tidos de profissionais que são difíceis de ser encontrados, o percentual usa a lógica de 100% onde o critério “Há dificuldade” e não “Há dificuldade” foram levados em consideração, abaixo mostraremos somente o percentual referente aos que disseram “Há dificuldade” dentro de um todo em 100%:
- Profissionais com conhecimento de dados e análises importantes 35%
- Profissionais especialistas em IoT 75%
- Desenvolvedores de software embarcado 33%
- Profissionais de Eletrônica de embarcados 32%
- Profissionais em segurança de TI 31%
- Profissionais de AI 30%
Quando se trata da internet das coisas, a comunidade empresarial ainda está superando uma lacuna de habilidades significativa. Muitas empresas estão preocupadas com a própria falta de conhecimento e habilidades dentro do mercado da IoT e muitos líderes empresariais estão se encontrando em primeiro lugar em um conjunto de desafios de tecnologia e negócios que ainda não entendem completamente, por este motivo a Canonical resolveu sair do mundo da convergência migrando para IoT como anunciado anteriormente.