Um grupo de pesquisadores de segurança compartilhou uma lista com as piores 200 senhas mais populares que vazaram nas violações de dados de 2019. O grupo passou por mais de 500 milhões de senhas no total para descobrir as senhas mais fáceis de roubar.
Como os pesquisadores esperavam, os usuários não seguiram as diretrizes recomendadas ao criar suas senhas. Dessa forma, isso facilitou que os hackers adivinhassem os caracteres em algumas tentativas.
As piores senhas de 2019
Sem surpresa, os pesquisadores afirmam que 12345 é a senha mais popular nas violações de dados; mais de 2,8 milhões de pessoas usaram. O grupo classificou 123456 e 123456789 na segunda e terceira posição, respectivamente.
A senha password (senha em inglês) recebeu a quinta posição. Além disso, à medida que você desce na lista, você verá senhas como test1, asdf, qwerty, iloveyou etc.
Segundo o NordPass, de onde os pesquisadores tiraram suas informações:
As senhas mais populares contêm todas as combinações de números óbvias e fáceis de adivinhar, nomes femininos populares e apenas sequências de letras.
As pessoas tendem a criar uma senha fácil de lembrar, para todas as suas contas, em vez de lidar com a dor de lembrar senhas difíceis.
Além disso, para verificar se sua senha foi roubada, você pode visitar este site que informa se o seu ID de e-mail já fez parte de uma violação de dados. Portanto, se você criou senhas fáceis, certamente encontrará seu ID de e-mail em uma ou duas violações de dados.
Então, qual é a solução? A melhor solução é criar senhas difíceis e manter um gerenciador de senhas capaz de armazenar e até preencher automaticamente todas as senhas. Como alternativa, você também pode configurar senhas de reconhecimento facial ou de impressão digital, que são difíceis de invadir. Dessa forma, você não entrará na lista das piores senhas, seja em 2019 ou qualquer outro ano.
Fonte: Foss Bytes