Embora tenha havido progresso com o código do Mesa visando o Apple M1 para executar testes básicos como glmark2, isso tem sido tradicionalmente um esforço executado no macOS com seu driver de kernel. Esta semana, a equipe do Asahi Linux comemorou seu primeiro triângulo renderizado rodando com uma pilha de drivers totalmente de código aberto.
Desde o ano passado, houve o início do código Apple M1 no Mesa dos desenvolvedores do Asahi Linux com Alyssa Rosenzweig liderando esse esforço de engenharia reversa gráfica. Muito desse trabalho inicial de driver OpenGL foi realizado no macOS devido ao trabalho de engenharia reversa acontecendo lá com a Apple não publicando especificações ou drivers de outras plataformas.
Além disso, para o trabalho do Gallium3D/Mesa, como fazer o compilador de sombreamento funcionar e comparar os resultados com a pilha de drivers do macOS, é útil poder aproveitar o driver do kernel do macOS até obter um driver DRM/KMS Linux certamente é útil.
Asahi Linux no Apple M1 possui driver totalmente de código aberto
Para aqueles que usam o Asahi Linux hoje, existe apenas um driver básico de buffer de quadro e a aceleração OpenGL está apenas aproveitando o LLVMpipe. Mas esta semana, com o mais recente kernel Linux experimental e o código Mesa sendo trabalhado pelos desenvolvedores do Asahi, eles conseguiram renderizar com sucesso seu primeiro triângulo com essa pilha de drivers totalmente de código aberto.
(Atualização: Acontece que esse primeiro triângulo parece ser do ambiente baseado em m1n1 e ainda não é uma pilha de drivers Linux adequada.)
A desenvolvedora Asahi Lina compartilhou as boas notícias do primeiro triângulo deste driver totalmente aberto.
Ainda vai demorar um pouco até que você possa esperar jogar jogos OpenGL no hardware Apple M1 com recursos GL modernos e bom desempenho, mas um bom progresso está sendo feito pela equipe do Asahi Linux e, no futuro, esperamos um bom driver Vulkan de código aberto empilhar também no devido tempo.
Via Phoronix