Em Genebra, nesta segunda-feira, os membros restantes da Associação Libra realizaram sua reunião inaugural, reunindo executivos de mais de 20 empresas diferentes em todo o mundo. Então, grande parte da reunião foi dedicada ao estabelecimento da governança básica da nova associação, que antes era mais uma proposta do que uma instituição funcional. Portanto, a Associação Libra anuncia novos membros após debandada.
https://youtu.be/MKkJ6UzAVLM
O grupo nomeou cinco membros do conselho – incluindo o CEO da Xapo, Wences Casares, a parceira Andreessen Horowitz e a líder em blockchain Katie Haun, e o executivo do Facebook David Marcus, que tem sido o principal nome do projeto até agora.
Associação Libra anuncia novos membros após debandada
Os membros também estabeleceram um regimento interno descrevendo o processo de eleição de novos membros do conselho, votação de propostas e julgamento de disputas.
Dada a escala e a ambição do projeto, ainda há vários desafios a serem superados, afirmou Haun em comunicado, incluindo conformidade regulatória.
Essa conformidade tem sido um ponto particularmente doloroso para os processadores de pagamento, muitos dos quais deixaram a associação poucos dias antes da reunião inaugural. Visa, Mastercard, PayPal, Stripe e Mercado Pago foram todos inicialmente anunciados como membros fundadores da Libra Association. Porém, nenhum estava presente em Genebra, tendo desistido antes da reunião.
O que diz o estatuto?
[videopress UyU6zu2d]
Da mesma forma, os estatutos também explicitam que qualquer membro da associação pode sair por qualquer motivo. Contudo, a transferência da associação é permitida apenas em circunstâncias mais limitadas.
Apenas um processador de pagamento permanece envolvido com a Libra Association: PayU, uma empresa holandesa focada em pagamentos móveis e via web no mercado europeu. Porém, a PayU recusou-se a comentar após as saídas anteriores, mas afirmou seu compromisso com o projeto na reunião de segunda-feira.
A missão da associação”, disse PayU em comunicado, alinha-se perfeitamente com a visão da PayU de criar um mundo sem fronteiras financeiras, onde todos possam prosperar.
Fonte: The Verge