A ASUS lançou uma nova placa gráfica de orçamento que pode ser realmente excelente para aqueles que desejam usar a pilha de drivers NVIDIA (Nouveau) de código aberto no Linux. A mais nova oferta da ASUS é a GT710-4H-SL-2GD5. Esta é, portanto, uma placa de vídeo baseada em NVIDIA GeForce GT 710. A GT 710 estreou em janeiro de 2016 e com base na arquitetura Kepler.
Embora tenha sido lançada há várias gerações, esta placa de vídeo de baixo custo é realmente uma vitória para os usuários do Nouveau.
O Kepler sendo atualmente a última geração de GPU NVIDIA com bom suporte de código aberto: não são necessários binários de firmware para inicialização de hardware e GPUs Kepler O relógio pode voltar às suas freqüências ideais, embora o o estado de desempenho ideal precise ser feito manualmente via linha de comando. No entanto, Kepler (e GTX 750 Maxwell) são atualmente os “melhores”.
ASUS lança placa de vídeo que pode ser excelente para os fãs da NVIDIA de código aberto
Portanto, ter uma placa de vídeo baseada em Kepler totalmente revigorada é realmente interessante para os puristas de código aberto. Contudo, as outras atualizações do ASUS GT710-4H-SL-2GD5 também o tornam uma surpresa bem agradável: ele é resfriado passivamente e há quatro saídas HDMI para o cartão. Claro, alguns podem preferir o DisplayPort. Entretanto, ter quatro saídas em uma placa de valor baixo é bom.
Asus ressuscita placa de vídeo GPU GeForce GT 710 com quatro portas HDMI
Ou para aqueles que desejam usar o driver Linux da NVIDIA, isso pode ser uma boa placa gráfica do tipo HTPC com suporte a VDPAU e NVENC ou NVDEC.
A placa custa aproximadamente US$ 50 USD. Então, essa não é uma placa gráfica de baixo custo ruim para aqueles que desejam algo realmente amigável ao código aberto, já que pode ser resfriada e ainda possui quatro saídas HDMI. Todas as especificações estão em ASUS.com.
Phoronix