Ataque do LockBit faz empresa Atento perder 42 milhões de dólares

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O Ataque do LockBit afetou bastante a receita da Atento, fornecedora de serviços de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). A empresa publicou seus resultados de desempenho financeiro de 2021, que mostram um impacto maciço de US$ 42,1 milhões devido a um ataque de ransomware que a empresa sofreu em outubro do ano passado.

Receita da Atento é comprometida após ataque do ransomware LockBit

Uma interrupção causada pelo ataque cibernético ainda no ano passado, afetou as operações da empresa no Brasil, resultando em uma perda de receita de US$ 34,8 milhões (aprox. R$ 165 mi) e mais US$ 7,3 milhões (aprox. R$ 34,6 mi) em custos relacionados à mitigação do impacto do incidente.

De acordo com a empresa, esses custos incluem taxas relacionadas ao reforço da segurança, proteção de dados, detecção oportuna de ameaças e implementação de medidas de correção eficazes.

A Atento é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de CRM e terceirização de processos de negócios com uma presença particularmente forte no mercado latino-americano. A empresa mantém operações em treze países, emprega 154.000 pessoas e tem mais de 400 clientes multinacionais que atuam em telecomunicações, bancos, varejo e administração pública.

O CEO da empresa revelou o impacto em sua receita em uma mensagem aos investidores, dizendo: “Como tantas empresas da era atual, incluindo algumas das líderes mundiais em tecnologia, fomos atingidos por um ataque cibernético, que impactou nossos resultados do quarto trimestre”.

“Esse impacto provou ser muito maior do que esperávamos inicialmente devido à complexidade desses eventos e como os tremores secundários se manifestam”, concluiu o CEO da empresa afetada pelo ransomware.

Ataque LockBit à empresa

A Atento anunciou o ataque cibernético em 22 de outubro de 2021, afirmando que teve que suspender a operação de seus sistemas baseados no Brasil para conter a ameaça. Os clientes só recuperaram serviços limitados após 24 horas, à medida que a empresa retomou progressivamente as operações do data center e recuperou gradualmente partes da rede afetada.

O Bleeping Computer encontrou a listagem associada no site da LockBit, datada de 01 de novembro de 2021, anunciando a publicação dos arquivos roubados.

Imagem: BleepingComputer

Isso indica claramente que a Atento se recusou a pagar o resgate, então as negociações com a gangue do ransomware, se houver, chegaram a um beco sem saída, levando o agente da ameaça a vazar os dados roubados.

A melhor maneira de enfrentar a ameaça do ransomware é executar melhorias de segurança e, a empresa deve estar fazendo isso com mais intensidade.

Via: BleepingComputer

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