Atualização do Asahi Linux traz suporte experimental para Apple M2

Atualização do Asahi Linux traz suporte experimental para Apple M2
Atualização do Asahi Linux traz suporte experimental para Apple M2

O Asahi Linux lançou uma atualização com suporte inicial para o Mac Studio alimentado pelo M1 Ultra SoC, além de ter suporte inicial (experimental) para o novo hardware Apple M2.

O Asahi Linux publicou sua mais recente atualização de software com seu mais recente suporte ao Apple M1/M2 Linux, vários dos quais ainda precisam ser atualizados. Com esta atualização de software, também há uma nova postagem no blog do Asahi Linux com o relatório de status de julho de 2022.

Quando o Mac Studio foi anunciado, começamos a trabalhar para que o novo M1 Ultra funcionasse com o Asahi Linux. Isso não foi difícil, mas precisou de algumas mudanças em nosso gerenciador de inicialização e árvores de dispositivos para lidar com a ideia de um SoC com vários dies. Isso acabou sendo implementado com outras mudanças, então acabamos esperando um pouco mais do que esperávamos para lançá-lo, mas finalmente está aqui!

Atualização do Asahi Linux traz suporte experimental para Apple M2

A equipe de código aberto fazendo engenharia reversa do Apple Silicon e trabalhando no suporte ao driver Linux tem o sistema Mac Studio agora em forma decente para esta última versão de software, o suporte Apple Bluetooth está sendo trabalhado e deve começar a trabalhar com as atualizações de software mais recentes, e há o suporte experimental M2.

Atualização do Asahi Linux traz suporte experimental para Apple M2
Atualização do Asahi Linux traz suporte experimental para Apple M2.

O Asahi Linux conseguiu trazer o suporte M2 rapidamente. Mas o suporte M2 é considerado “ainda mais experimental que o suporte M1, então espere bugs”, o teclado não funciona em U-Boot/GRUB, e apenas o M2 MacBook Pro de 13 polegadas foi testado até agora.

O Asahi Linux também vem progredindo no manuseio do trackpad, saída HDMI mais confiável e o grande esforço de aumentar a aceleração da GPU para o M1/M2.

Desde que o Asahi Linux começou, uma das perguntas mais comuns que recebemos é “e o M2?” De fato, o M1 foi apenas o primeiro passo, e a Apple não vai parar de lançar novos chips e máquinas tão cedo. Como isso afeta o projeto Asahi Linux? Há muito tempo acreditamos que não esperamos que a portabilidade para chips mais novos seja um desafio tão grande quanto a primeira vez, e que muitos dos drivers funcionariam sem modificações… e o M2 é o primeiro teste verdadeiro dessa teoria. Como fizemos?

Depois de apenas uma maratona de 12 horas, o Linux estava inicializando no M2 com USB, NVMe, estatísticas/controle da bateria, CPUfreq, WiFi e muito mais! Com mais alguns dias de trabalho, conseguimos fazer o teclado/trackpad funcionar, trazendo-o para paridade de recursos com os sistemas existentes. Após mais alguns trabalhos de integração, temos o orgulho de anunciar o suporte experimental para máquinas M2 no instalador do Asahi Linux!

Mais detalhes sobre o estado atual da execução do Linux no hardware Apple M1/M2 podem ser encontrados em AsahiLinux.org.