Uma grande atualização do programa de edição de áudio Audacity acaba de sair. Assim, o Audacity 3.0 que é open source e multiplataforma apresenta novo formato de arquivo para salvar, bem como inúmeras melhorias e correções de bugs. O maior novo recurso do lançamento do Audacity 3.0 é mesmo esse novo formato de arquivo de salvamento mais moderno. Ele usa o banco de dados SQLite3 para armazenar todos os dados do seu projeto de áudio em um único arquivo usando a extensão .aup3.
As versões anteriores do Audacity usavam um formato de arquivo .aup que salvava projetos como um grande número de pequenos arquivos. Segundo os desenvolvedores , o novo formato de save file também torna a edição de áudio mais rápida. Por outro lado, torna o acabamento e o fechamento de um projeto de áudio muito mais lento. É importante notar que o antigo formato de arquivo salvo .aup pode ser aberto no Audacity 3.0, que o converterá automaticamente para o novo formato de arquivo salvo.
“Esta foi uma grande mudança e decidimos que era muito arriscado incluir muitas outras mudanças que queríamos fazer ao mesmo tempo. Então, o [Audacity] 3.0.0 é quase inteiramente sobre essa grande mudança de formato”, garantem os desenvolvedores.
Editor de áudio Audacity 3.0 apresenta novo formato de salvamento de arquivo
Além do novo formato de arquivo salvo, o lançamento do Audacity 3.0 apresenta um novo analisador chamado “Label Sounds”. Ele pode ser usado para:
- rotular sons e silêncios;
- um efeito “Noise Gate” aprimorado;
- suporte para importação e exportação de macros;
- e alguns novos comandos para usar a última ferramenta usada ou último analisador usado.
Além disso, vários bugs foram eliminados nesta grande atualização para tornar o Audacity mais estável e confiável ao editar arquivos de áudio. Você pode baixar o Audacity 3.0 agora mesmo do site oficial ou ainda instalá-lo dos repositórios estáveis ??de software de sua distribuição GNU/Linux favorita.
9to5 Linux