Audacity ganha ferramentas OpenVINO AI da Intel

Usuários do Linux devem fazer uma compilação do recurso para poder usar.

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O programa de edição de áudio Audacity acaba de ganhar ferramentas úteis para os usuários que precisam de um editor poderoso e gratuito. Por enquanto, o Audacity para Windows, Linux e MacOS obtém ferramentas OpenVINO AI da Intel. No entanto, no caso do Linux e do Mac, é preciso compilar os arquivos e fazer instalação manual, sem que tenham explicado como isso pode ser feito. Já para quem tem Windows, o processo é bem simples e já vem integrado.

O programa de software de áudio Audacity agora inclui novos efeitos OpenVINO AI para usuários do Windows. Os novos recursos incluem supressão de ruído e transcrição, úteis para podcasts, e geração de música, remix de estilo musical e separação de música, úteis para música.

OpenVINO (Open Visual Inference and Neural Network Optimization) é um kit de ferramentas lançado pela Intel que permite que modelos de aprendizado profundo sejam executados localmente em hardware Intel. Cada um desses novos recursos que aproveitam o OpenVINO usa IA que é executada diretamente no seu hardware.

Explicando o que cada um dos recursos faz, o Audacity escreve:

1704266464 openvino logo purple black.84b59825

A supressão de ruído faz o que diz na lata: suprime o ruído. Como tal, ele se comporta de forma semelhante ao efeito de remoção de ruído integrado do Audacity.
A transcrição desenvolvida por Whisper.cpp pode transcrever e traduzir palavras e saídas para uma faixa de rótulo. Se quiser exportar essas transcrições, você pode fazê-lo em Arquivo ? Exportar outro ? Exportar etiquetas.
A transcrição desenvolvida por Whisper.cpp pode transcrever e traduzir palavras e saídas para uma faixa de rótulo. Se quiser exportar essas transcrições, você pode fazê-lo em Arquivo ? Exportar outro ? Exportar etiquetas.

Music Generation e Music Style Remix usam Stable Diffusion (e Riffusion em particular) para gerar novas músicas a partir de um prompt ou com base em músicas pré-existentes, respectivamente.

O Music Separation pode dividir uma música em partes vocais e instrumentais, ou em vocais, bateria, baixo e uma parte combinada de “qualquer outra coisa”. Isso é ideal para criar covers e playalongs.

Audacity ganha ferramentas OpenVINO AI da Intel

Porém, para usar esses plug-ins OpenVINO, desenvolvidos pela Intel, você precisa baixá-los da página dedicada do GitHub da Intel. O Audacity observa que você pode compilar o software a partir do código-fonte no Linux e no macOS, mas não deram qualquer instrução.

Audacity é um popular software de edição de áudio de código aberto que é uma escolha popular, especialmente nos círculos Linux, onde é uma das principais opções para edição de áudio. Conforme se falou anteriormente, essas ferramentas de IA precisarão de compilação manual nas instalações do Linux. Se fizerem isso, é provável que alguém da comunidade Linux os compile e os disponibilize através de vários canais.

Compartilhe este artigo