Na última década, voltando aos primeiros dias do GTK3, houve o back-end “Broadway” que permite que as interfaces do GTK sejam renderizadas em navegadores da Web HTML5. Portanto, o backend HTML5 da Broadway GTK4 volta ao Ubuntu e Debian.
Além de algumas demonstrações e outros brinquedos, não houve muito uso generalizado relatado com este back-end GTK HTML5. Assim, algumas distribuições como Ubuntu e Debian não estão enviando o suporte Broadway com o GTK4 mais recente. No entanto, isso está mudando agora para o Debian e com o lançamento do Ubuntu 22.10 até o final do ano.
Backend HTML5 da Broadway GTK4 volta ao Ubuntu e Debian
O Ubuntu 21.10 e 22.04 LTS não foi fornecido com o suporte de back-end GTK4 Broadway, enquanto o Ubuntu 21.04 forneceu gtk4-broadwayd. Upstream no Debian eles o desabilitaram pela aparente falta de uso. Quando o GTK 4.4 foi carregado para o arquivo, foi observado:
Desative o back-end da Broadway (HTML). Não está claro se isso é usado na prática. Se desabilitarmos agora, habilitá-lo mais tarde se solicitado não será uma quebra de ABI, mas se habilitarmos agora, teremos que mantê-lo habilitado indefinidamente.
Então, quem está realmente usando esse back-end GTK HTML5? Acontece que existem alguns usuários, pelo menos. Os desenvolvedores de aplicativos de mensagens instantâneas Pidgin confiam no código Broadway para executar seus testes de unidade. Ambos os aplicativos Cambalache e Deckard também fazem uso dele.
Cambalache é uma ferramenta de desenvolvimento rápido de aplicativos (RAD) para GTK 3/4 com um design MVC e primeira abordagem de modelo de dados. Enquanto isso, Deckard é um corredor de Glade baseado na web.
A falta de suporte ao GTK4 HTML5 Broadway foi abordada no Debian e também selecionada para o próximo Ubuntu 22.10. Houve este relatório de bug desde outubro do ano passado sobre a falta de suporte da Broadway afetando Cambalache.