Com o objetivo de acelerar a integração de seus serviços, reforçar sua jornada de inovação e ganhar agilidade em suas operações, o Banco BS2 anuncia a migração para o Google Cloud. A escolha pela nuvem permitirá o uso de ferramentas para geração de insights baseados em dados e Inteligência Artificial, a fim de atender as demandas do setor financeiro que passaram por diversas transformações recentes como o PIX, cadastro positivo e open banking.
A parceria com o Google Cloud vai acelerar nossa estratégia de digitalização, com o uso de tecnologias modernas, gerando maior flexibilidade tecnológica, redução de custos e integração de serviços, fomentando a cultura de inovação no BS2. Isso trará maior velocidade na criação de produtos, melhor utilização de dados e um desenvolvimento mais centrado nas necessidades dos nossos clientes, afirma Fernando Radunz, CIO do BS2.
Banco BS2 migra para nuvem com Google Cloud
Ao empregar as soluções de código aberto da nuvem para criar uma cultura de gerenciamento e análise de dados, o BS2 conseguirá configurar seu modelo de negócio em menos tempo, podendo, inclusive, realizar contatos customizados e direcionados para os clientes. “Essa parceria irá ajudar a acelerar a transformação do Banco BS2, inovando sempre com foco no cliente. É com entusiasmo que fazemos esse anúncio que demonstra a robustez das nossas soluções e o valor da customização em diversos canais, com a inteligência de dados posicionada de forma estratégica para geração de negócios em diversas áreas”, explica Marco Bravo, head do Google Cloud.
Entre as soluções utilizadas pelo banco está o BigQuery, ferramenta de armazenamento e processamento de dados de forma escalonável, que permitirá que a tomada de decisões do cliente seja feita de maneira mais inteligente, fluida e integrada. Além dos serviços fornecidos pela plataforma, a parceria inclui também treinamentos de capacitação e atualização de funcionários do Banco para uso e melhor aproveitamento dos recursos da nuvem, realizados pelo próprio time do Google. Entre os temas a serem abordados estão “Modernização de Infraestrutura” e “Smart Analytics and Data Management”.
Todos os produtos do GCP contam com um ecossistema robusto de segurança, com certificações e padrões internacionais, seguindo também as normas ditadas pelo Banco Central para gerenciamento de dados. Bravo ressalta ainda que essa parceria representa o potencial da tecnologia em um ecossistema de operações críticas como o setor bancário. “As mudanças no segmento financeiro, estão democratizando o acesso aos serviços de bancos como nunca vimos antes no Brasil. Isso exige que as instituições invistam em tecnologias para acompanhar essas expectativas e também para se destacar no mercado. Este acordo celebra esse movimento que deve ser tendência no setor daqui para frente.”
Com essa evolução do mercado, os clientes estão mais exigentes em relação aos bancos e suas soluções digitais. É o que mostra pesquisa do World Retail Banking Report, que aponta que a maior parte (57%) dos clientes preferem serviços bancários pela internet após o início da pandemia da COVID-19, em comparação com os 49% de antes do período. A busca pela inovação também é uma tendência entre os líderes empresariais: segundo a consultoria McKinsey, a expectativa é de que 2021 seja marcado por novas ações inovadoras, ainda que estejamos passando por crises neste momento.