Blender 3.4 chega com suporte nativo a Wayland no Linux

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Blender 3.4 terá suporte a Wayland ativado

A Blender Foundation lançou o Blender 3.4 como a versão estável mais recente deste software de computação gráfica 3D de código aberto, gratuito e multiplataforma. Então, o novo Blender 3.4 chega com suporte nativo a Wayland no Linux.

A maior mudança no Blender 3.4, que vem exatamente três meses depois do Blender 3.3 LTS, é a habilitação do suporte nativo para o ambiente de janelas Wayland de próxima geração em sistemas GNU/Linux. O suporte inicial a Wayland no Blender chegou em 2020, como uma opção de compilação, mas agora está finalmente ativado por padrão.

Até agora, o Blender recomendava que os usuários do Linux usassem o servidor de exibição X11, mas agora o Wayland é totalmente suportado além do X11. Quando o Wayland é detectado, o Blender o está usando como o ambiente de janela preferido.

Atualmente, o Blender on Wayland oferece suporte a rolagem suave com trackpads, bem como deslocamento confiável do cursor e gestos multitoque (beliscar para ampliar, panorâmica e orbitar) em tablets e trackpads. O que atualmente não é suportado no Wayland é o posicionamento e a profundidade da janela.

Blender 3.4 chega com suporte nativo a Wayland no Linux

No entanto, parece que os usuários de GPU NVIDIA podem não ter tanta sorte, pois os drivers gráficos NVIDIA atuais não suportam totalmente os recursos necessários para o suporte Wayland, então eles podem experimentar falhas gráficas e oscilações. “Isso não é específico para o Blender, então os usuários da NVIDIA podem querer usar o X11 até que o suporte ao driver melhore”, disseram os desenvolvedores.

O suporte nativo a Wayland no Blender 3.4 foi testado com o ambiente de área de trabalho GNOME usando GNOME Shell e Mutter (libdecor é um requisito), o ambiente de área de trabalho KDE Plasma, bem como compositores baseados em Sway (wlroots). Você pode verificar se Wayland é usado na caixa de diálogo Blender > Sobre.

Também para usuários do Linux, o lançamento do Blender 3.4 traz suporte para renderização de GPU via EEVEE/WorkBench, bem como suporte para renderização sem cabeça. Além disso, recomenda-se que os usuários do Linux atualizem para o ROCm 5.3 ou uma versão mais recente como solução alternativa para problemas com texturas nas placas de vídeo AMD Radeon Vega e RDNA1.

Outras mudanças no Blender 3.4 incluem:

  • um novo painel Redo para os editores NLA, Dopesheet e Timeline;
  • a capacidade de sobrescrever todos os caminhos USERe SYSTEM usando variáveis de ambiente;
  • uma nova pilha de fontes para linguagem aprimorada e cobertura de símbolos;
  • cache FreeType;
  • anti-fonte aprimorada aliasing;
  • criação mais rápida de miniaturas para imagens WebP;
  • e a capacidade de extrair quadros de vídeos WebM que alteram dinamicamente a resolução.

Outra novidade nesta versão é o suporte para codificação FFmpeg AV1 para renderização de vídeo, suporte para avaliar objetos metaball como malhas, a capacidade de importar vários arquivos durante importações SVG, um novo algoritmo para fechar lacunas na ferramenta Preenchimento, um novo relaxamento baseado em geometria brush e novos operadores no editor UV, bem como a capacidade de visualizar geometria e atributos na viewport e planilha do Viewer Node.

Além disso, o Blender 3.4 adiciona um novo sistema de avaliação para nós de geometria, oferece suporte à criação de pontos dentro de grades de volume para o nó Distribuir pontos no volume, permite visualizar ativos de grupo de nós nos menus de adição do editor de nós, adiciona suporte para Extensões “PBR” em arquivos .mtl, adiciona um novo complemento Storypencil para storyboarding e adiciona suporte para GPUs da série AMD Radeon RX 7000 (arquitetura RDNA3).

Mais alterações

Um novo popover no cabeçalho 3D Viewport permite que você gerencie todas as opções de mascaramento automático, novas enumerações de shader incorporadas à GPU agora estão disponíveis para oferecer suporte a gráficos 2D e 3D, uma nova função permite acessar ilhas UV a partir de um BMesh, novo guia de caminho a integração no Cycles agora é possível usando a Open Path Guiding Library da Intel.“Esse recurso melhora a qualidade de amostragem de caminhos individuais, reduzindo o ruído em cenários de iluminação complexos, como; longos saltos de luz indireta, áreas de sombra iluminadas indiretamente ou fontes de luz refletidas”, disse a equipe de desenvolvimento do Blender.

 “Durante a renderização, o guia de caminho aprende uma aproximação da distribuição de luz da cena (direta e indireta). Essas informações são usadas para guiar caminhos em direções importantes que podem não ser bem exploradas usando métodos de amostragem direcional padrão que consideram apenas o material local ou as fontes de luz diretamente visíveis.”

A interface do usuário foi um pouco melhorada nesta versão com novos atalhos de teclado (PageUpe PageDown) para rolar páginas inteiras, bem como Homepara redefinir a rolagem para baixo, a capacidade de detectar arquivos existentes e adicionar +/- opções de aumento automático para saída caminhos de arquivo, edição aprimorada de texto contendo marcas diacríticas não pré-compostas, exibição aprimorada de cursor de texto e seleção ao editar objetos de texto 3D, a capacidade do menu de seleção para ordenar resultados por distância e suporte para miniaturas de fonte para visualizar conteúdo, idiomas, e formas.

Detalhes e downloads

Melhorias de desempenho e memória também estão presentes no Blender 3.4, que é uma atualização recomendada para todos os usuários, mesmo aqueles que usam a série Blender 3.3 com suporte de longo prazo. Para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta versão, confira as notas de versão.

O Blender 3.4 está disponível para download como um binário universal para todos os sistemas Linux no site oficial.

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