Blender 3.5 possui back-end Apple Metal funcional e Vulkan ainda em estágios iniciais

Blender 4.0 deve ter pelo menos ter uma implementação Vulkan não otimizada
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Além dos back-ends do Blender para NVIDIA CUDA e OptiX, Intel oneAPI e AMD HIP, o Blender 3.5 está configurado para ter um back-end Apple Metal funcional para essa API proprietária de gráficos/computação com manipulação acelerada de UI/viewport para complementar o Metal Suporte a ciclos. Blender 3.5 possui back-end Apple Metal funcional e Vulkan ainda em estágios iniciais.

Uma reunião do módulo Blender Eevee/Viewport ocorreu hoje como sua sincronização semanal em torno dos esforços de desenvolvimento. Observou-se que o back-end do Metal agora pode ser ativado com as compilações de desenvolvimento do Blender 3.5 por meio das preferências do usuário do programa para permitir a interface do usuário acelerada pelo Metal e o manuseio da janela de visualização. Até agora, não houve nenhum impedimento relatado, mas atualmente não oferece suporte à composição da janela de visualização. Há também alguns patches necessários ainda para Metal em hardware gráfico Intel e AMD para correções/soluções alternativas. De qualquer forma, o código Apple Metal está planejado para ser um back-end secundário para o lançamento do Blender 3.5.

Blender 3.5 possui back-end Apple Metal funcional e Vulkan ainda em estágios iniciais

O Blender 3.5 entrou em sua fase de “melhorar e estabilizar” na semana passada, enquanto no início de fevereiro é quando fará a transição para o estágio apenas de correção de bugs. A versão estável do Blender 3.5 está prevista para 15 de março.

Embora o back-end do Metal deva estar em uma forma decente para o Blender 3.5, o mesmo não pode ser dito para o suporte Vulkan em andamento do Blender. Na reunião do módulo de hoje, eles comentaram:

No próximo mês, nenhuma atividade foi planejada para o back-end do Vulkan. O objetivo para fevereiro seria poder compilar e executar um sombreador de computação. Isso requer muitas partes diferentes antes que isso possa ser feito. Vinculando shaders, conjuntos de descritores, buffers e gerenciamento de memória.

Esperamos ver o back-end do Vulkan assumir uma forma mais apropriada este ano para o Blender. Concedido, teria sido bom ver o Blender como alvo do Vulkan inicialmente e depois alavancar o MoltenVK para rodar no hardware da Apple com o Metal, mas entre outras razões é possível que a mudança não tenha sido realizada devido à Apple ter se juntado ao Blender Development Fund no ano passado e, portanto, um interessado em direcionar diretamente a API de computação/gráficos da Apple.

Os detalhes mais recentes do módulo Eevee/viewport do Blender podem ser encontrados em devtalk.blender.org.