Blender 4.2 LTS traz novidades para GPUs AMD

Conheça o novo Blender 4.2 LTS! Programa tem composição acelerada por GPU e Intel OIDN em GPUs AMD
Blender 4.0 lançado com suporte para APUs AMD RDNA2 e RDNA3

Deveremos ter em breve uma nova versão do Blender, um programa muito usado para artes em 3D. E é justamente a versão do Blender 4.2 LTS (com suporte de longo prazo) que deve receber novos recursos. O Blender é de grande utilidade para vídeos com efeitos especiais, sendo também um programa de código aberto disponível para vários sistemas operacionais. Entre outras coisas, o Blender 4.2 LTS traz novidades para GPUs AMD.

O Blender 4.2 entrou em seu período beta que também o torna agora em congelamento de recursos. É a correção de bugs apenas agora, enquanto o candidato a lançamento do Blender 4.2 será lançado no início de julho. A esperança é ter o Blender 4.2 LTS lançado em 16 de julho.

Há muitas mudanças para encontrar com o Blender 4.2, incluindo:

  • A composição para renderizações finas agora pode ser acelerada pela GPU! A opção está disponível por meio de configurações e se o uso de composição de renderização de CPU ou GPU deve produzir os mesmos resultados com variação mínima. A nova opção de composição da GPU está dentro do painel de configurações “Desempenho”.
  • O compositor de renderização também foi reescrito para melhorar o desempenho – tanto quanto “várias vezes mais rápido do que antes”. Essas melhorias são para o compositor baseado em CPU.
  • Desempenho mais rápido para operações de “desfazer” graças ao compartilhamento implícito.
  • A renderização da GPU Intel com o mecanismo Cycles agora suporta fallback de memória do host.
  • Open Image Denoise agora é acelerado por GPU em GPUs AMD no Windows e Linux.
  • Melhora na renderização do cabelo.
  • EEVEE agora usa screen-sapce ray-tracing para cada BSDF.
  • O nó Sample UV Surface agora é 10~20x mais rápido em malhas grandes.
  • O editor de texto do Blender agora tem suporte para realce de sintaxe GLSL.
  • O código de renderização do Blender agora tem suporte para a transformação de visualização Khronos PBR Neutral.

Mais detalhes sobre as mudanças do Blender 4.2 podem ser encontrados nas notas de versão em andamento. Aqueles que desejam experimentar as compilações beta do Blender 4.2 podem baixá-las do builder.blender.org. Novos benchmarks do Blender chegando em julho.