Blender terá até três lançamentos por ano e Blender 4.0 em novembro

Conheça o novo Blender 4.2 LTS! Programa tem composição acelerada por GPU e Intel OIDN em GPUs AMD
Blender 4.0 lançado com suporte para APUs AMD RDNA2 e RDNA3

Um dos programas de código aberto mais populares, o Blender terá até três lançamentos por ano e, além disso, o novo Blender 4.0 deve estar pronto até o mês de novembro. A decisão já existe há pelo menos três anos, quando a equipe de desenvolvedores do software de modelagem 3D de código aberto Blender decidiu que teriam como objetivo lançamentos trimestrais. Sendo assim, portanto, eles irão entregar quatro lançamentos por ano. No entanto, agora eles agora decidiram mudar para entregar apenas três lançamentos por ano.

Avançando, o Blender está planejando lançar apenas três lançamentos por ano, com um deles sendo sua versão anual de Suporte de Longo Prazo (LTS). Ter uma versão a menos por ano alivia sua sobrecarga de testes / compilação, juntamente com os encargos associados, enquanto ainda permite que novos recursos liberem os usuários em tempo hábil.

Blender terá até três lançamentos por ano e Blender 4.0 em novembro

O Blender 3.5 ainda está planejado para lançamento no final de março e para o Blender 3.6 LTS estrear em julho. No entanto, o Blender 3.7 agora está cancelado e o Blender 4.0 seguirá o novo cronograma de lançamento. O Blender 4.0 desfrutará de duas semanas extras durante sua fase inicial de desenvolvimento. O plano é ter o Blender 4.0 sendo enviado até o final de novembro.

Mais detalhes sobre o cronograma de lançamento refinado do Blender no futuro via code.blender.org.

Blender 4.0 deve ter pelo menos ter uma implementação Vulkan não otimizada

As últimas atas de reunião do módulo Blender Eevee e Viewport acabam de ser publicadas e descrevem o pensamento mais recente sobre o suporte à API Vulkan da perspectiva desses módulos. Então, o Blender 4.0 deve ter pelo menos ter uma implementação Vulkan não otimizada.

  • Priorizar uma implementação não otimizada.
  • Otimizações podem ser adiadas para depois que as metas do Blender 4.0 forem feitas. E daria aos fornecedores mais tempo para entrar no projeto também.
  • O desenvolvimento atual é usado para entender os requisitos ideais para o back-end Vulkan. Depois de entender um projeto e implementação pode ser feito. Um exemplo disso seria melhorar as sincronizações de comandos.
  • Ao longo do ano passado, houve trabalhos preliminares em andamento no Vulkan, mas ainda está nos estágios iniciais. Atualmente, o Blender tem uma opção de tempo de compilação “WITH_VULKAN_BACKEND” para controlar o código experimental.
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile