Nos tempos de fitas e DVDs, a Blockbuster reinava absoluta, ocupando um lugar que hoje é da gigante do streaming Netflix. Vivíamos a ápca das locadoras de vídeo. E pensar que a Blockbuster se recusou a comprar a Netflix no início dos anos 2000, quando valia apenas US$ 50 milhões. Bastaram 10 anos para que a então líder decretasse falência. E assim, a Blockbuster sumia do mapa. Porém, isso pode não ser algo definitivo, pelo menos quando falamos de marcas. Afinal, o nome BlockBuster é forte no mercado.
Tanto assim que uma empresa que mede a força de marcas, a Brandwatch, que atua desde 2013, mostra o sentimento do consumidor em relação à marca ‘Blockbuster’ que mudou de -20 para +14. Em outras palavras, os sentimentos das pessoas pela Blockbuster tornaram-se positivos assim que suas lojas desapareceram.
BlockBuster renasce depois de perder liderança para Netflix
Assim, com esse dado positivo em mãos, surge uma organização interessada em assumir a marca ‘Blockbuster’. Desde 2011 essa marca pertence à Dish Network, que vem a ser o maior provedor de TV paga nos EUA. A nova Blockbuster deve ser comprada em breve. Ela deve ser chamada de BlockbusterDAO e vai atuar de forma descentralizada. O termo DAO (‘Organização Autônoma Descentralizada’) é uma organização totalmente controlada pelos algoritmos armazenados no blockchain, também chamados de ‘contratos inteligentes’.
Este modelo é frequentemente usado para garantir a tomada de decisão democrática ao realizar grandes projetos como a recente (e fracassada) tentativa de comprar uma das onze cópias originais remanescentes da Constituição dos Estados Unidos.
De acordo com a equipe BlockbusterDAO em sua conta do Twitter, o grande objetivo é “formar um DAO de governança de marca coletiva, enquanto fazemos do Blockbuster a primeira plataforma de streaming de filmes e um esteio de marcas e produtos Web3, bem como uma potência no futuro de a indústria cinematográfica.
É hora de libertar a marca do purgatório e dar a ela uma nova vida: a marca de um povo deve ser propriedade do povo e governada pelo povo. Até mesmo o nome Blockbuster se presta a se tornar um produto Web3.
Os novos interessados querem arrecadar pelo menos $ 5 milhões de dólares para comprar a marca da Dish Network. Na verdade, este processo já começou com a venda de colecionáveis NFT, a um preço base de 0,13 ETH/unidade (aproximadamente $ 530). Além disso, eles também fizeram um estudo minucioso com um plano de negócios em potencial, mostrando alguns objetivos bastante ambiciosos.
Via Genbeta