Bug do Linux Kernel 5.19.12 pode danificar monitores de laptops Intel

Linus Torvalds cria guias para impedir que os analisadores Kconfig não os manipulem corretamente
tux

Os usuários do Linux relataram ter visto flashes brancos estranhos e piscadas rápidas nos monitores de seus laptops Intel após a atualização para o kernel Linux versão 5.19.12, levando a avisos de que o bug pode danificar os monitores.

A versão 5.19.12 do kernel do Linux não é experimental ou beta, mas uma versão pontual da ramificação estável lançada em 28 de setembro de 2022.

Além de ser um incômodo visual, a oscilação inesperada da tela impede que os usuários façam qualquer coisa em seus sistemas, e o engenheiro de kernel Intel Linux Ville Syrjäl avisa que isso também pode danificar a tela.

Depois de analisar os logs do Linux de usuários afetados pelo problema, Syrjäl respondeu à lista de discussão do kernel dizendo que o problema está em falsos atrasos no sequenciamento de energia do painel, que podem prejudicar os painéis.

Bug do Linux Kernel 5.19.12 pode danificar monitores de laptops Intel

Syrjä recomendou a reversão imediata do Kernel Linux para uma versão mais antiga para evitar causar danos ao hardware nas máquinas das pessoas e publicar uma recomendação de que “ninguém usando laptops com GPUs Intel execute 5.19.2”.

Infelizmente, essa percepção veio depois que muitos usuários já haviam atualizado para a versão Linux com bugs, arriscando danificar seus sistemas e sendo forçados a aplicar downgrades de versão do kernel.

A comunidade mais considerável de usuários impactados pelo problema foi a de  laptops Framework, relatando problemas com Arch e Fedora após uma atualização para o kernel Linux 5.19.2.

Como resolver o problema?

Bug do Linux Kernel 5.19.12 pode danificar monitores de laptops Intel
Bug do Linux Kernel 5.19.12 pode danificar monitores de laptops Intel.

Greg Kroah-Hartman, o principal mantenedor da ramificação estável, lançou a versão 5.19.13 do kernel na terça-feira, resolvendo o problema e dando às distribuições Linux um trampolim seguro.

“Esta versão é para resolver uma regressão em alguns sistemas gráficos Intel que tiveram problemas com a versão 5.19.12. Se você não tiver esse problema com a versão 5.19.12, não há necessidade de atualização”, diz o anúncio de lançamento.

A distribuição popular baseada em Arch, Majaro, já anunciou que saltará de 5.19.7 diretamente para 5.19.13, evitando a introdução de riscos aos usuários de laptops com GPU Intel.

No entanto, dado o atraso em enviar atualizações do kernel Linux em muitas outras distribuições, a versão com bugs pode chegar a algumas delas mais tarde.

Os usuários são aconselhados a verificar os números de versão do kernel antes de atualizar e evitar o Linux 5.19.12 se estiverem usando um laptop Intel.

Aqueles já impactados pelo bug são aconselhados a não deixar seus monitores operando no modo piscando por muito tempo, pois isso aumenta as chances de causar danos irreversíveis à tela.

Normalmente, os gerenciadores de inicialização permitem que os usuários escolham entre as três últimas versões do kernel, portanto, reverter para uma versão não problemática não deve ser muito difícil.

Se você não vir a opção no Grub, pressione e segure o botão “Shift” no teclado durante a inicialização.

Novo kernel Linux

Enquanto isso, o lançamento da versão 6.0 da linha principal foi anunciado por Linus Torvalds no domingo, trazendo suporte para GPUs Arc, AMD RDNA 3 e Intel “Raptor Lake”, alterações de agendamento de aumento de desempenho para chips Intel Xeon e AMD EPYC, ajustes de energia e mais.

O próximo marco será a versão 6.1, que provavelmente será a primeira a oferecer suporte a Rust, uma linguagem de programação segura de memória de alto desempenho que fornece velocidade bruta e flexibilidade.