Canonical, Collabora e Nextcloud uniram forças mais uma vez para portar o Nextcloud Ubuntu Appliance com o pacote de escritório Collabora Online para dispositivos Raspberry Pi. Em agosto do ano passado, Canonical, Collabora e Nextcloud anunciaram a disponibilidade de um Nextcloud Ubuntu Appliance, que permitia aos usuários configurar facilmente seu próprio servidor de nuvem privada com todas as ferramentas de colaboração que o poderoso software Nextcloud tem a oferecer.
Além disso, foi possível transformar o Nextcloud Ubuntu Appliance em uma solução auto-hospedada de colaboração de conteúdo e edição de documentos integrando o pacote de escritório Collabora Online ao Nextcloud Ubuntu Appliance. Naquela época, o Ubuntu Appliance com Collabora Online e Nextcloud estava disponível apenas no dispositivo Intel NUC. Entretanto, agora também pode ser instalado em Raspberry Pi e dispositivos ARM empresariais.
Isso permite que dezenas de milhares de usuários do Raspberry Pi transformem seu Pi 4 em uma solução de edição de documentos e colaboração de conteúdo auto-hospedada em minutos, disse a Nextcloud. Com a crescente disponibilidade de dispositivos ARM de 64 bits no espaço do servidor corporativo, organizações maiores também estão preparadas para se beneficiar da disponibilidade desta plataforma.
Canonical, Collabora e Nextcloud oferecem solução de trabalho em casa para usuários do Raspberry Pi
Aqueles que desejam construir um escritório doméstico barato, mas poderoso, com um dispositivo Raspberry Pi, precisam apenas de duas unidades flash USB 2.0 ou 3.0 de no mínimo 2 GB cada, uma Raspberry Pi 4, um cabo Mini HDMI para HDMI, um monitor com VGA ou Interface HDMI, um cabo VGA ou HDMI, teclado e mouse USB e uma imagem de desktop Ubuntu 20.04 LTS.
A melhor parte do Nextcloud Ubuntu Appliance é que ele é totalmente pré-configurado e atualizado automaticamente a tempo para que você não precise fazer nenhuma manutenção manual nele. Então, isso significa que sua solução para trabalhar em casa estará pronta em minutos e com menos esforço. Um tutorial detalhado está disponível aqui.
9to5 Linux