A Canonical esta muito empenhada em fazer com que o Ubuntu 17.10 tenha o mínimo de problemas possíveis, além de tentar atender o que os usuários esperam e ao mesmo tempo, atender aos padrões upstream. Nas últimas semanas a lista do Ubuntu vem bombando com mensagens em torno da sessão padrão do GNOME Shell que esta prevista para o Ubuntu 17.10.
As questões que mais apareciam eram justamente sobre o uso do Wayland, se realmente seria um padrão no Ubuntu 17.10. Hoje o Didier Roche da Canonical fez um publicação sobre a sua experiência na GUADEC (GNOME Users And Developers European Conference) ou simplesmente “Conferência GNOME”.
Didier brincou com o que as pessoas achavam que iria acontecer durante a conferência, ele faz uma referência com imagens como que se esperasse desentendimentos chegando até a brigas durante o evento. Roche reafirma que esta preocupado com o usuário do Ubuntu e cita a pesquisa que foi realizada. O Ubuntu 17.10 manterá o seu tema Ambiance GTK, tema de ícone e fonte padrão do Ubuntu que todos os usuários já conhece.
A ideia é somar as experiências positivas com o Unity e agregar esses valores ao GNOME, é possível que os usuários tenha uma experiência nova com o GNOME no Ubuntu 17.10, pois existe a possibilidade de uma versão modificada para atender a demanda e as expectativas comunitárias. Haverá sessões personalizadas, uma padrão GNOME e outra sessão modificada pela equipe Ubuntu, as duas opções estarão disponíveis na tela de login do Ubuntu 17.10. Mas o martelo ainda não foi batido, essas mudanças estão a cargo da Comuidade Ubuntu GNOME.
Novas extensões estão sendo desenvolvidas, e algumas delas possuem o foco de não deixar os usuários do Unity desconfortáveis, o poder de personalização será maior do que já é, então resta apenas esperar para ser surpreendido. Quanto ao Wayland ele será padrão no Ubuntu 17.10, a sessão X.org também estará presente e a Canonical vai observar os relatos dos usuários sobre essa experiência, essa base vai ser usada no próximo Ubuntu 18.04.