A Canonical apresentou os pacotes Snap como uma das novidades mais importantes do Ubuntu 16.04 Xenial Xerus. Esses são os pacotes de nova geração que contêm o software principal e as dependências. Além disso, também são mais seguros. Em parte porque podem ser atualizados instantaneamente ao mesmo tempo em que seus criadores iniciam as novas versões. Porém, quais são os snaps mais populares? A resposta foi dada pela Canonical. que acaba de publicar uma lista. Portanto, a Canonical publica lista com os snaps mais populares.
A lista publicada pela empresa administrada Mark Shuttleworth mostra apenas as 5 principais, mas não é geral. Há um total de 41 distribuições que usam os snaps e cada uma tem uma classificação diferente. Portanto, o que eles publicaram são os 5 pacotes Snap mais usados em 6 das distribuições Linux mais populares, dentre as quais está, como não poderia deixar de ser, o sistema mantido pela empresa.
Conheça os Snaps mais populares por distribuição de acordo com a lista da Canonical
Canonical publica lista com os snaps mais populares e tirou várias conclusões:
- Em relação à música o Spotify está em todas as listas;
- Queremos entrar em contato com nossos conhecidos. Skype ou Slack estão em 4 das 6 listas.
- Existem distribuições que são mais usadas no trabalho, como o CentOS.
- Nós gostamos de snaps de navegador, e aqui você pode ter que ver que em algumas distribuições não é tão fácil instalá-las como no Ubuntu, embora o Chromium apareça no Ubuntu como um dos pacotes Snap preferidos por seus usuários.
- Estamos interessados em segurança, como mostra o interesse no Livepatch.
É bom, porém, precisa melhorar
Isso não é algo que a Canonical divulga, mas é a opinião de muitos usuários. Nem todos os programas oferecem o que eles nos prometeram a princípio. Estamos falando das atualizações: assim como o Telegram ou o GIMP são atualizados instantânea e automaticamente, outros snaps como o Firefox levam muito tempo para serem atualizados, tanto que ficam várias semanas com a versão mais antiga.
Quais snaps você instalou na sua distribuição Linux?