CentOS deve ampliar opções de kernel

red-hat-restringe-massivamente-a-disponibilidade-do-codigo-fonte-do-centos-stream
centos stream

O Conselho de Administração do CentOS aprovou a formação do grupo de interesse especial CentOS Kmods para expandir a seleção de módulos de kernel disponíveis para esta distribuição. Sendo assim, a distribuição CentOS, com base na Red Hat Enterprise Linux, deve ampliar as opções de kernel para seus usuários.

Conforme escrito no mês passado, o CentOS Kmods SIG estava sendo procurado por lidar com suporte a dispositivos obsoletos e habilitar outros módulos de kernel fora da árvore não habilitados de outra forma como parte de compilações de kernel para CentOS ou Red Hat Enterprise Linux upstream. Este SIG foi aprovado na reunião de diretoria deste mês.

CentOS deve ampliar opções de kernel

O CentOS Kmods SIG aprovado se concentraria em restaurar o suporte para dispositivos obsoletos onde isso significa apenas mudanças de tempo de construção ou outras alterações de kernel em comparação com a configuração do kernel CentOS Stream e RHEL, oferecendo módulos de kernel in-tree não habilitados para CentOS e fora de módulos do kernel da árvore também.

No caso do CentOS Kmods SIG para envio de módulos de kernel fora da árvore, ele ainda estaria limitado a módulos de kernel compatíveis com GPLv2 por razões legais, portanto, não veria, digamos, o driver proprietário NVIDIA ou OpenZFS adicionado.

Outras informações

O kernel do CentOS Stream inclui vários módulos do kernel para os quais a lista de dispositivos suportados foi limitada pela Red Hat. Este SIG tem como objetivo fornecer versões desses módulos do kernel com suporte restaurado para o maior número possível de dispositivos obsoletos e removidos.

Muitos módulos do kernel na árvore são simplesmente desabilitados para o kernel CentOS Stream. Isso pode ser devido a drivers sendo obsoletos e removidos em comparação com versões principais do CentOS mais antigas ou nunca ter sido habilitado em primeiro lugar. Este SIG tem como objetivo fornecer esses drivers na árvore como módulos de kernel externos para permitir a execução do CentOS Stream em uma gama mais ampla de hardware disponível e fornecer outras funcionalidades benéficas.

O Kmods SIG recebeu aprovação unânime. Mais detalhes sobre o grupo de interesse especial através do CentOS Wiki.

O Código de Conduta do CentOS é um conjunto de diretrizes que explica como nossa comunidade se comporta e o que valorizamos para os membros e pessoas de fora. O Código de Conduta é um documento vivo e será atualizado quando e se for considerado necessário.

As atas do conselho do CentOS confirmaram a aprovação. Na reunião deste mês, eles também observaram que o Código de Conduta do CentOS foi publicado e eles estão formando um comitê de CoC, embora até agora tenham um voluntário. O CentOS CoC pode ser visualizado aqui.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile