A versão 0.7 da especificação PCIe 6.0 foi lançada antes de sua finalização em 2021. O recurso principal é a taxa de transferência de dados aumentada de 64 GT/s por pino, o dobro do PCIe 5.0 e quatro vezes a velocidade do PCIe 4.0. Ele também possui modulação de amplitude de pulso com sinalização de quatro níveis (PAM4), que é usada na memória GDDR6X.
Além disso, o PCIe 6.0 usará a Correção de Erro Direto (FEC) de baixa latência com mecanismos adicionais para melhorar a eficiência da largura de banda. Como esperado, oferece compatibilidade retroativa com todas as gerações de especificações anteriores.
Rascunho da especificação PCIe 6.0
O lançamento desta versão de rascunho é um marco em que as especificações elétricas da tecnologia foram validadas usando chips de teste. A próxima etapa do processo é o lançamento da versão 0.9, onde os membros do PCI-SIG realizam análises internas da tecnologia para sua propriedade intelectual e patentes.
Espera-se que a especificação final para PCIe 6.0 chegue em algum momento do segundo semestre de 2021; mas levará um tempo antes que ela apareça em produtos de consumo. Com base nas gerações anteriores, não compraremos nossos SSDs PCIe 6.0 de 256 GB/s até cerca de 2023 ou 2024.
Por fim, Al Yanes, presidente da PCI-SIG, disse:
Continuando a tendência que definimos com a especificação PCIe 5.0, a especificação PCIe 6.0 está em um cronograma rápido. Devido ao compromisso contínuo de nossas empresas membro, estamos no ritmo para dobrar a largura de banda mais uma vez em um período que atenderá à demanda da indústria por taxa de transferência.
Tech Spot
Sabrent está vendendo o primeiro SSD NVMe PCIe 4.0 de 4 TB do mundo
O próximo SSD PCIe 4.0 da Adata possui velocidades de leitura superiores a 7.000 MB/s
CPUs de desktop de 11ª geração da Intel atingirão no máximo 8 núcleos