China pode construir arma que impedirá que os satélites Starlink ofereçam Internet

Hacker invade Starlink e descobre informações sensíveis
Hacker invade Starlink e descobre informações sensíveis

A Starlink oferece internet via satélite para pessoas em áreas remotas. Uma internet de alta velocidade em movimento que pode ser afetada em breve. Isso porque a China pretende construir uma arma que impedirá que os satélites Starlink ofereçam essa Internet.

A mídia relata (Via: News18), que os militares chineses estão planejando desenvolver uma arma que pode destruir os satélites Starlink de Elon Musk caso eles ameacem sua “segurança nacional”. Resta saber a que segurança o país se refere.

Starlink é um sistema de constelação de satélites operado pela SpaceX de Musk e fornece serviços de internet de banda larga para usuários comerciais e militares em todo o mundo. Com mais de 2.300 satélites em órbita, geralmente acredita-se que seja indestrutível porque o sistema pode manter o funcionamento adequado após a perda de alguns satélites.

china-pode-construir-arma-que-impedira-que-os-satelites-starlink-oferecam-internet

Um artigo publicado na revista doméstica Modern Defense Technology (Via: News18) recomendou que a China desenvolvesse capacidades anti-satélite, incluindo a capacidade de rastrear, monitorar e desativar cada satélite Starlink, informou o South China Morning Post.

“Uma combinação de métodos soft e hard kill deve ser adotada para fazer com que alguns satélites Starlink percam suas funções e destruam o sistema operacional da constelação”, escreveu Ren Yuanzhen, pesquisador do Instituto de Rastreamento e Telecomunicações de Pequim da unidade do Exército de Libertação Popular que atende à força de guerra espacial, cibernética e eletrônica, no artigo.

O estudo, no entanto, não pode ser confirmado como a posição oficial dos militares ou do governo chinês, disse o relatório.

China pode destruir satélites Starlink

A SpaceX, recentemente, assinou um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA para desenvolver uma nova tecnologia baseada na plataforma Starlink, incluindo instrumentos sensíveis capazes de detectar e rastrear armas hipersônicas.

Segundo Ren, esse contratp poderia aumentar a velocidade de transmissão de dados dos drones militares dos EUA e dos caças furtivos em mais de 100 vezes. Assim, ele sugeriu que os militares chineses atualizem seus sistemas de vigilância espacial existentes para obter imagens super nítidas desses pequenos satélites para que especialistas identifiquem características incomuns, disse o relatório.

Enquanto isso, em linhas semelhantes ao Starlink, a China também lançou um projeto conhecido como Xing Wang – StarNet. Tem como objetivo fornecer acesso à internet em escala global. De acordo com as autoridades espaciais chinesas, o sistema StarNet terá apenas algumas centenas de satélites, mas alcançará alto desempenho conectando-se a outros satélites chineses para formar uma infraestrutura de informação de alta velocidade, poderosa e resiliente com tecnologia de ponta, como comunicação a laser e AI, disse o relatório.

Via: News18