Antes de mais nada, tenha em mente que a China é um país totalitário. Logo, uma moeda digital chinesa tende a ser centralizada e controlada de perto pelas autoridades da nação. Um oficial diz que ela pode ser usada anonimamente, mas ainda impede a lavagem de dinheiro. Deixe aqui sua risada.
Tudo na China tende a ser centralizado
A futura moeda digital chinesa controlada pelo estado deverá ser similar à moeda proposta pelo Facebook, o que faz total sentido, pois a Libra na verdade não é uma criptomoeda.
Mu Changchun, diretor adjunto de pagamentos no banco central da China, explicou que o país estava lançando sua moeda digital para, segundo a Reuters:
Proteger nossa soberania monetária e status de moeda legal.
Mu adicionou:
Precisamos planejar com antecedência para tempos difíceis.
É provável que essas preocupações reflitam as do Banco Central Europeu. No começo da semana passada, um representante alegou que a Libra do Facebook poderia enfraquecer seu poder se ela fosse adotada prontamente, bem como poderia reduzir a demanda geral pelo Euro.
Muitos certamente vão aderir à nova moeda
Plataformas de pagamento como WeChat e Alipay supostamente irão suportá-las, e Mu prometeu que elas irão até mesmo ser úteis sem uma conexão de internet.
Mais incrível ainda, a Reuters relata que Mu disse que a suposta moeda da China encontraria equilíbrio entre permitir pagamentos anônimos e evitar lavagem de dinheiro.
Considerando que a China é considerada por muitos como sendo um estado-vigilante (com acadêmicos agora se referindo às suas políticas como “totalitarismo de rede”), essas alegações são completamente ridículas.
Então, enquanto Facebook faz o seu melhor para classificar sua Libra como uma “criptomoeda” verdadeira, a China aprendeu a lançar uma moeda digital inteiramente centralizada que é suscetível à censura.
No mínimo, os dois se merecem.
Afinal, você curtiu esse artigo sobre moedas digitais?
A China está criando sua própria moeda digital centralizada. Novamente, deixe aqui a sua risada.
Não deixe de compartilhar!
Fonte: The Next Web
Leia também: Facebook deve adiar lançamento da Libra e enfrenta nova denúncia de invasão de privacidade