Chrome 91 lançado com API de sensor de gravidade, módulos JSON, WebAssembly SIMD e DNS sobre HTTPS (DoH) para Linux

Chrome 94 beta lançado com WebCodecs API e WebGPU Origin Trial
o-chrome-para-desktop-esta-recebendo-uma-ferramenta-de-captura-de-tela-integrada

O navegador Chrome do Google lançou a versão 91 como uma atualização de recurso bastante interessante para seu navegador de plataforma cruzada de código aberto. Assim, o novo Chrome 91 acaba de ser lançado com API de sensor de gravidade, módulos JSON e WebAssembly SIMD. O mais emocionante em relação ao Chrome 91 é o suporte WebAssembly SIMD para fazer uso dos recursos de instrução SIMD (Instrução Única, Dados Múltiplos) nativos do sistema dentro do WebAssembly enquanto permanece independente da plataforma. O WebAssembly SIMD sendo habilitado por padrão com o Chrome 91 deve ser de grande ajuda para o WASM sensível ao desempenho. Além disso, o DNS sobre HTTPS (DoH) agora está disponível no Linux após o lançamento no Android e outros navegadores no ano passado.

O Chrome 91 também traz uma API JavaScript GravitySensor para uma leitura de 3 eixos da força da gravidade, módulos JSON, suporte WebSockets sobre HTTP / 2, suporte inicial para WebTransport e outras adições de desenvolvedor.

A equipe do Chrome tem o prazer de anunciar a promoção do Chrome 91 para o canal estável para Windows, Mac e Linux. Isso acontecerá nos próximos dias ou semanas. O Chrome 91.0.4472.77 contém uma série de correções e melhorias – uma lista de alterações está disponível no  log. Fique atento para as próximas postagens do blog do  Chrome  e do Chromium sobre novos recursos e grandes esforços que chegaram nesta versão 91.

Chrome 91 lançado com API de sensor de gravidade, módulos JSON e WebAssembly SIMD

Chrome 91 lançado com API de sensor de gravidade, módulos JSON e WebAssembly SIMD

O WebTransport está atualmente disponível como um rascunho do editor por meio do W3C no GitHub. O WebTransport é resumido como “para enviar e receber dados de servidores. Ele pode ser usado como WebSockets, mas com suporte para vários streams, streams unidirecionais, entrega fora de ordem e transporte confiável e não confiável”.

Mais detalhes sobre o Chrome 91 por meio do Chrome Release Blog. Informações adicionais sobre recursos também estão disponíveis em ChromeStatus.com.

Para as mudanças na ferramenta do desenvolvedor com o Chrome 91, assista ao vídeo com os destaques abaixo:

Chrome 91 - What’s New in DevTools

Lançamento do Chrome 91: Freeze Tab Groups, lançamento de PWAs na inicialização, tablets Android carregam site de desktop

O Chrome 91 está aqui com muitos recursos para Android, incluindo controles de formulário atualizados e sites de desktop em tablets.

Quando os grupos de guias são recolhidos para ocupar menos espaço, o Chrome 91 congela essas páginas para liberar recursos do sistema. Há isenções para guias que reproduzem áudio, mantêm um bloqueio da web ou IndexedDB, capturam vídeo, áudio, janela ou tela, estão conectadas a um dispositivo USB ou sendo espelhadas.

Os Progressive Web Apps podem ser iniciados automaticamente quando os usuários fazem login em seu sistema operacional ou conta. Você poderá configurar quais PWAs se comportam dessa maneira na página chrome: //apps. Clique com o botão direito no PWA desejado para “Iniciar aplicativo ao entrar”. Se o recurso ainda não estiver ativo, ative este sinalizador:

chrome://flags/#enable-desktop-pwas-run-on-os-login

O Chrome em tablets Android agora solicita as versões para desktop dos sites, em vez da variante móvel, se o tamanho da tela for grande o suficiente. Os tablets menores continuarão a solicitar a versão do telefone.

chrome: //flags /# request-desktop-site-for-tablets

No ano passado, o Google e a Microsoft   colaboraram para  modernizar a aparência de caixas de seleção, campos de texto, botões, menus de seleção e outros controles de formulário. Após um lançamento de desktop com a versão 83, o Chrome 91 traz essa atualização para o Android. Ele ajuda a acessibilidade e a interação por toque aumentando os alvos enquanto adiciona suporte para barras de rolagem escurecidas automaticamente e outros elementos visuais ao lado do sistema. Na galeria abaixo, o Chrome 90 está à esquerda e a versão 91 à direita.

Outros recursos

A versão 91 atualizará como o Chrome renderiza tabelas em páginas da web. Isso colocará o Chrome em linha com outros navegadores e corrigirá problemas conhecidos. Mais detalhes estão disponíveis aqui. Seguindo outras plataformas, o Chrome 91 para iOS avisará os usuários se eles inserirem senhas salvas em um site de phishing conhecido .

Se ativado, o Enhanced Safe Browsing enviará os referenciadores de sites suspeitos ao Google e dará aos usuários a opção de enviar downloads para a empresa para uma verificação mais profunda se as verificações de segurança existentes forem inconclusivas. Os tokens vinculados à Conta do Google são adicionados a vários pings de detecção de phishing para fornecer melhor proteção e reduzir falsos positivos.

Como parte da implementação em andamento, os usuários que visitam as configurações do Privacy Sandbox (chrome: //settings/privacySandbox) podem ser questionados sobre a experiência.

O Chrome será capaz de preencher as senhas salvas em domínios associados/afiliados e com suporte para Digital Asset Links (DALs).

Como parte do trabalho para evitar a impressão digital, o Chrome irá particionar muitos objetos de rede pelo domínio de frame superior e domínio de iframe. Esses objetos são geralmente compartilhados para desempenho, mas apenas um pequeno impacto é esperado dessa mudança. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Ao se comunicar com determinados domínios, o Google começará a oferecer suporte ao mecanismo de acordo de chave pós-quântica CECPQ2 em TLS, o que resulta em uma mensagem de handshake maior. Isso ocorre quando os computadores quânticos podem quebrar a criptografia no futuro.

No Chrome 91, iframes com origens diferentes não serão capazes de acionar caixas de diálogo Javascript . Isso evita que o conteúdo incorporado engane os usuários, fazendo-os acreditar que uma mensagem está vindo do site atual ou do próprio Chrome.

Com informações de 9to5Google

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile