Chrome para voltar/encaminhar o cache do Firefox e Firefox para obter o descarregamento de guias não utilizadas do Chrome. Estes são apenas dois exemplos de como os dois principais navegadores da atualidade, Chrome e Firefox estão emprestando recursos dos navegadores uns dos outros. Isso é parte dos esforços contínuos para melhorar a velocidade e a confiabilidade de seus projetos.
Esse foco na melhoria do desempenho do navegador se tornou uma grande preocupação para os dois projetos de navegadores. Tanto o Chrome quanto o Firefox têm se caracterizado cada vez mais nos últimos anos como lentos e com fome de recursos.
As melhorias
A equipe do Chrome foi a primeira a anunciar um novo recurso para melhorar o desempenho. Então, na semana passada, revelou planos para o que os engenheiros da empresa chamam de “back/forward cache” – ou bfcache.
Esse recurso já está presente no Firefox e no Safari há anos. Ele funciona armazenando cópias das páginas da Web visitadas recentemente na memória do navegador por períodos mais longos.
Se o usuário decidir voltar e avançar pelos sites visitados recentemente, essas páginas serão carregadas da memória do Chrome (cache) em vez de serem recarregadas do zero.
Pense nisso como pausar uma página quando você a deixa e toca quando você volta”, disse Addy Osmani, engenheiro do Google Chrome. Estimamos que essa alteração possa melhorar o desempenho em até 19% de todas as navegações para o Chrome para dispositivos móveis.
Não há uma linha do tempo exata de quando o bfcache irá parar na versão principal do Chrome. O trabalho no recurso começou no mês passado, de acordo com um documento de design que o Google também publicou.
Vice-versa
Da mesma forma, o Firefox também mergulhou no conjunto de recursos do Chrome. Igualmente, as novidades devem chegar na próxima atualização, o Firefox 67. O lançamento é previsto para maio.
O novo recurso do Firefox descarregará automaticamente as abas antigas e não utilizadas da memória do Firefox, economizando memória RAM. O recurso já está ativo nas versões do Firefox Nightly, onde é ativado por padrão.
De acordo com uma entrada no bug tracker da Mozilla, o Firefox irá primeiro descarregar as guias regulares, depois as fixadas, as guias normais que reproduzem o conteúdo de áudio e, por fim, as guias fixas que estão reproduzindo áudio.
A implementação do Firefox é inspirada em um recurso do Chrome conhecido como Descarte de guias automáticas. Esse recurso foi lançado pelo Google há quatro anos, em 2015.
No Chrome, o recurso também é ativado por padrão, e os usuários podem desativá-lo acessando chrome://flags/#automatic-tab-discarding. Para desativar o recurso no Firefox, quando ele é enviado, os usuários podem visitar a página about: . Então, depois devem alternar a configuração de browser.tabs.unloadOnLowMemory.