Clear Linux reduz tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms

Clear Linux trabalha em uma nova loja de software
clear linux

O engenheiro da Intel, Feng Tang, falou na Linux Plumbers Conference desta semana em Lisboa, Portugal, sobre como a equipe do Clear Linux conseguiu inicializar seu kernel mais rapidamente. De acordo com o engenheiro, eles começaram com cerca de três segundos de inicialização do kernel. Porém, conseguiram uma redução para apenas 300 ms. Então, o Clear Linux reduz tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms.

E como o Clear Linux reduz tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms?

Clear Linux reduz tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms

Entre as otimizações realizadas para realmente acelerar o tempo de inicialização, estavam garantindo uma detecção de driver mais assíncrona, inicializando apenas uma pequena quantidade de RAM no início e depois inicializando o hot-plug em paralelo via systemd, sistema de arquivos raiz otimizado desabilitando módulos de kernel desnecessários e abordagens semelhantes. 

No futuro, eles ainda estão buscando:

  • otimizações para o processo de inicialização em torno da inicialização de memória adiada no kernel;
  • alterações de inicialização do SMP;
  • ajustes do ACPI;
  • e otimizações do espaço do usuário/systemd.

Aqueles que desejam saber mais sobre a arte da Intel de inicializar o kernel Linux o mais rápido possível, mas não no LPC2019, podem ver o slide slide de Feng (PDF) com uma visão geral dessas otimizações atuais e possíveis do Clear Linux.

Acer começa a publicar atualizações de firmware UEFI para usuários de Linux em LVFS para Fwupd

Clear Linux reduz tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms

Após um longo período de avaliação, a Acer é o mais recente fabricante de hardware que oferece atualizações de firmware para seus produtos por meio do Linux Vendor Firmware Service (LVFS). Assim, deve aplicar facilmente essas atualizações da área de trabalho do Linux com o Fwupd.

A Acer se junta a Dell, HP, Lenovo e outros fabricantes para oferecer atualizações de firmware (principalmente atualizações UEFI, mas também outros arquivos de firmware) via LVFS/Fwupd.

Richard Hughes, da Red Hat, observou que o lançamento do Acer LVFS começou com o laptop Aspire A315 e suas atualizações de firmware, enquanto outros modelos de dispositivos seguirão em breve. O laptop Acer Aspire 3 A315-55 é um notebook Intel de baixo custo com alguns modelos com gráficos NVIDIA, tela 1080p e Windows 10 por padrão.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile