Recentemente, a Mozilla demitiu quase um quarto de sua equipe e algumas pessoas se perguntaram se isso também significava que o Thunderbird, o cliente de e-mail da Mozilla, estava de saída. Todavia, o Thunderbird está seguro.
Ali Taghavi, diretor de comunicações corporativas da Mozilla, disse:
O Thunderbird não é afetado pelas demissões.
Em janeiro deste ano, o Thunderbird começou a operar a partir de uma nova subsidiária integral da Mozilla Foundation, a MZLA Technologies Corporation.
Cliente de e-mail Thunderbird sobrevive às demissões da Mozilla
Dessa forma, como um negócio autônomo, o Thunderbird pode coletar receita por meio de parcerias e doações não beneficentes por conta própria. No entanto, o Thunderbird permanecerá um programa de código aberto.
Além disso, o Thunderbird está se concentrando em padrões abertos, privacidade do usuário e comunicação produtiva. Enquanto corporação, o Conselho Thunderbird continua a administrar o projeto.
Agora, o Thunderbird, sob a MZLA, está traçando seu próprio curso. A versão mais recente, Thunderbird 78, vem com muitas pequenas melhorias. Seu maior recurso é o calendário Lightning; e o add-on de tarefas foi finalmente integrado ao programa. Nos próximos meses, no futuro Thunderbird 78.2, o programa finalmente terá o poder para criptografar mensagens de e-mail de ponta a ponta via OpenPGP.
Apesar de todos os esforços da Mozilla para se livrar do Thunderbird, o programa continua vivo. E embora a maioria dos usuários agora use serviços de e-mail baseados na web, como Gmail, milhões ainda gostam de clientes de e-mail autônomos.
De acordo com o Statista, 18% de todos os usuários de e-mail ainda usam clientes de e-mail desktop. Finalmente, se você acha que o e-mail está morrendo graças à competição de programas como Slack e Zoom, pense novamente.
Fonte: ZDNET
Mozilla Thunderbird 78.1 lançado com suporte completo ao OpenPGP
Mozilla Thunderbird 78 lançado oficialmente com grandes mudanças. Veja as novidades!