Se você ouvir algumas pessoas, todos e seu escritório deseja migrar para a nuvem pública. Os clientes globais da Red Hat têm uma opinião diferente. Trinta e um por cento dos clientes da Red Hat dizem que “híbrido” descreve melhor sua estratégia, 21% estão inclinados para uma abordagem de nuvem privada, enquanto apenas 4% vêem a nuvem pública como sua primeira escolha. Há apenas um pequeno problema: encontrar a equipe com as habilidades certas para passar da TI da velha escola para a nuvem. Portanto, os clientes da Red Hat querem a nuvem híbrida.
As empresas preferem a estratégia de nuvem híbrida por diversos motivos. No entanto, em geral, a segurança dos dados, os benefícios de custo e a integração de dados lideraram o pacote. Durante anos, a nuvem híbrida não era tão popular. Com o surgimento do modelo baseado em Kubernetes e com a Red Hat sendo um dos principais proponentes, os clientes estão adotando a nuvem híbrida.
Clientes da Red Hat querem a nuvem híbrida, porém…
Nem todo mundo está convencido. Alguns ainda se vêem padronizados em uma única nuvem pública, enquanto uma minoria significativa – 6% – descreveu sua estratégia como multicloud com base em duas ou mais nuvens públicas.
Na região EMEA, uma nuvem privada ainda é a opção mais popular. De fato, um terço dos clientes corporativos da Red Hat ainda querem uma nuvem privada.
É claro que, mesmo agora, nem todos estão convencidos de que a nuvem é o caminho a seguir. Doze por cento ainda não têm planos de nuvem.
Falta qualificação
Daqueles que estão avançando no futuro, há um grande problema: não há funcionários de TI experientes e talentosos o suficiente para dar a volta. Onze por cento dos clientes da Red Hat disseram que estão enfrentando lacunas de habilidades e talentos na transformação de seus negócios.
À primeira vista, isso pode não parecer tão ruim. Pense novamente: outros 17% citaram desafios em torno da dívida técnica, enquanto 11% disseram que não possuíam automação suficiente. Tudo se resume a não ter as habilidades certas o suficiente para lidar com a mudança do conjunto de TI.
As empresas sabem que precisam de mais funcionários experientes em tecnologia moderna. Quando solicitados a escolher suas principais prioridades de financiamento não relacionadas à TI, os clientes escolhem o treinamento de habilidades técnicas (16%) e uma estratégia de transformação digital (16%).
Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
E não é apenas a nuvem. Os clientes da Red Hat também amam as promessas de inteligência artificial e aprendizado de máquina (IA/ML). Ele saltou para o topo, com 30% planejando usar IA/ML nos próximos 12 meses, se ainda não o fizerem. Esta é uma grande mudança em relação ao ano passado, quando o blockchain estava no topo da lista e a IA/ML nem estava entre os três primeiros.
De fato, a blockchain parece ter perdido seu brilho: sem servidor (21%) e Internet of Things e computação de borda (25% cada) são todos mais populares que a blockchain (que chegou com apenas 12%).
Além da tecnologia, as empresas estão se mostrando relutantes em perceber que a transformação digital, como mudar para a nuvem e adotar o DevOps, vem com desafios corporativos e tecnológicos. 29% não têm planos de evoluir para uma cultura organizacional aberta.
Dito isto, 37% disseram que a evolução da sua cultura está começando a se transformar. Além disso, 55% reconhecem que o DevOps requer uma mudança de cultura. Afinal, para o DevOps funcionar, você precisa de mais do que software; você precisa que seus desenvolvedores e operadores trabalhem juntos.
No futuro, a Red Hat concluiu:
Colocar a infraestrutura de TI existente em ordem será um pré-requisito para iniciativas maiores de transformação digital. Enquanto isso acontece, a maioria dessas organizações continua a buscar a nuvem híbrida e um número menor, mas ainda forte, de as organizações estão perseguindo a nuvem privada, em primeiro lugar sobre aquelas que usam exclusivamente nuvens públicas. E você não pode esquecer as pessoas, sejam habilidades de nível superior ou transformando a própria organização.
Fonte: ZDNet