O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a utilizar a plataforma de colaboração Microsoft Teams para dar continuidade às aulas para alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Abitur (estudantes para o exame que conclui o ensino médio na Alemanha), de forma a síncrona. A decisão de agregar ainda mais tecnologia ao ensino foi acelerada após a necessidade de fechar a escola como forma de evitar aglomerações e zelar pelo bem-estar dos estudantes, durante a crise com o coronavírus (COVID-19).
De acordo com Joice Lopes Leite, diretora de educação digital do Porto Seguro, a plataforma já era utilizada em sala de aula para que os alunos e professores trocassem documentos e criassem grupos de trabalho por meio do uso do seu próprio dispositivo (BYOD). No entanto, a partir da primeira quinzena de março, a ferramenta passou a ser testada como alternativa para aulas transmitidas ao vivo.
Com a suspensão das aulas, que foi feita de modo gradual, pela Secretaria da Educação de São Paulo, desde o dia 23/03, todos os alunos passaram a utilizar o Microsoft Teams à distância. Além disso, os professores que também precisam se salvaguardar estão gravando e transmitindo ao vivo aulas de suas residências.
Como o Teams, os alunos conseguem manter a rotina de aulas utilizando seus dispositivos, assistindo aulas ao vivo, transmitidas por videoconferência, acessam os conteúdos e criam grupos de estudos no chat para discussão entre eles. Além disso, recebem orientações e os professores podem compartilhar documentos com toda a sala. Outra funcionalidade da plataforma que passou a ser utilizada, foi a edição simultânea por um grupo de pessoas em documentos e atividades online.
“No Teams encontramos uma plataforma moderna e amigável que abriu novas portas para os professores compartilharem conteúdos e conversar com seus com os alunos. A dinâmica de interação professor-aluno mudou, em alguns casos, dois professores entram juntos em grandes aulas, com cerca de 150 alunos, e enquanto um explica a matéria aos estudantes na transmissão ao vivo, o outro responde às perguntas do chat. São novas maneiras de dar aula que estamos explorando e o resultado tem sido muito positivo”, diz Joice. Até o momento, a novidade vem sendo recebida de forma positiva tanto pelos alunos, que já tinham familiaridade com o Microsoft Teams, quanto pelos pais, que enxergam a novidade como uma forma de seus filhos se manterem atualizados quanto ao ensino e para que não fiquem atrasados no ano letivo.
O projeto, intitulado de E-learning Porto, está em execução em todos os campus do Colégio e é suportado, também, por 45 estúdios disponíveis, em três campus diferentes, que permitem a gravação das aulas em vídeo.
Alexandre Marcondes, diretor de tecnologia da informação do Porto Seguro, enfatiza que com a Microsoft Teams o Colégio fez um grande trabalho de ‘enturmação’ dos alunos. “Unificamos todas as turmas de cada série em apenas uma sala online, por exemplo. Um dos nossos maiores desafios foi a integração do sistema acadêmico e o sistema da Microsoft. Isso tudo porque são mais de 700 professores e nove mil alunos do Colégio, (currículo A e B e Escola da comunidade). Iniciamos este trabalho no ano passado, mas com a pandemia do coronavírus o processo teve que ser agilizado. Importante dizer que o fato de o ambiente do Microsoft Teams já estar montado e em utilização, ajudou muito com o sucesso do projeto”, finaliza.