Começa desenvolvimento do driver Wayland do Wine

Wine 9.1 lançado com melhor detecção de teclado Dvorak e melhorias no método de entrada
wine

O primeiro código chegou ao Wine Git como parte do esforço de vários anos para criar um driver Wayland para o Wine. Então, os jogos eaplicativos do Windows executados via Wine poderão desfrutar do suporte nativo do Wayland. Isso ainda não pode ser usado por usuários finais/jogadores, mas é a implementação inicial com mais partes a seguir. Portanto, começa desenvolvimento do driver Wayland do Wine.

Isso faz parte do esforço de permitir que os jogos/aplicativos do Windows em execução no Wine operem nativamente no Wayland, em vez de ter que passar pelo XWayland.

O driver Wine Wayland espera ser totalmente atualizado este ano. Porém, no mês passado, houve a solicitação de mesclagem inicial que eliminou o novo driver e adicionou outras partes iniciais a essa implementação “winewayland.drv”.

Começa desenvolvimento do driver Wayland do Wine

É essa solicitação de mesclagem , “winewayland.drv: parte 1: introduza o driver Wayland”, que a partir de hoje está no Wine Git. Uma “segunda parte” deste código Wine Wayland está sendo trabalhada para relatar mais informações do monitor e o tratamento “GetCurrentDisplaySettings”.

Este código da primeira parte será encontrado na versão de desenvolvimento quinzenal do Wine 8.4, prevista para este final de semana. Assim, no lançamento estável do Wine 9.0 no início do próximo ano, teremos suporte nativo para Wayland pronto para usuários de desktop e jogadores do Wine.

Wine 8.3 lançado com baixa fragmentação e suporte a cartão inteligente

Wine 8.3 saiu como o mais recente lançamento de desenvolvimento quinzenal deste software de código aberto para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows no Linux e outras plataformas. Wine 8.3 lançado com heap de baixa fragmentação e suporte a cartão inteligente.

Os destaques do Wine 8.3 consistem em:

  • Suporte para heap de baixa fragmentação.
  • Suporte a cartão inteligente usando PCSC-Lite.
  • Biblioteca Zydis empacotada para uma desmontagem mais correta.
  • Várias correções de bugs.

O front-end de heap de baixa fragmentação no NTDLL é para reduzir a fragmentação, separando blocos menores dos blocos alocados maiores. Este suporte de heap de baixa fragmentação foi iniciado há alguns meses, mas não conseguiu chegar ao Wine 8.0 devido a vários problemas e só agora faz parte do lançamento.

O suporte inicial de Smart Card usando PCSC-Lite também é notável. Em última análise, isso está trabalhando para resolver vários bugs de longa data no Wine em relação ao suporte a cartões inteligentes e erros de aplicativos que, com sorte, serão resolvidos em um futuro próximo.