Cor de destaque chega às pastas KDE Plasma e Breeze

Cor de destaque chega às pastas KDE Plasma e Breeze

O principal nome no desenvolvimento do desktop KDE, Nate Graham, publicou neste final de semana um relato sobre a situação do ambiente de trabalho. Vale lembrar que isso ocorre todos os finais de semana e traz novidades que serão implementadas no ambiente de trabalho.

artigo desta semana tem como ênfase a cor. A novidade a respeito disso que avançamos hoje é que essa cor também chegará às pastas do Dolphin. Ou seja, a cor que escolhermos nas configurações gerais será respeitada e também será aplicada nas pastas. 

Novos recursos chegando ao KDE

  • Os aplicativos do KDE deram o primeiro passo para salvar os dados do estado volátil (por exemplo, tamanho e posição da janela) em um arquivo de configuração separado daquele que armazena explicitamente as configurações configuráveis. O Dolphin agora faz isso e outros serão portados em breve (Alexander Lohnau, Frameworks 5.88 com Dolphin 21.12).
  • Na sessão Plasma Wayland, o Spectacle agora tem o modo “Janela ativa” que tinha na sessão X11 (Vlad Zahorodnii, Spectacle 21.12 com Plasma 5.24).
  • As pastas do Breeze agora respeitam a cor “Seleção” de nosso esquema de cores ou a cor de destaque / destaque especificada (Andreas Kainz, Frameworks 5.88).

Correções de bugs e melhorias de desempenho

  • O Dolphin não trava mais quando seu menu de contexto é usado para arquivar alguns arquivos, mas o trabalho intermediário é cancelado usando a notificação que aparece para mostrar as informações de progresso (David Edmundson, Ark 21.08.3).
  • Arrastar uma captura de tela do Spectacle para outro aplicativo não faz mais com que a visualização arrastada se torne comicamente grande quando é muito maior em uma dimensão do que a outra (Antonio Prcela, Spectacle 21.12).
  • O Filelight agora usa um algoritmo de varredura de sistema de arquivos multi-thread, que deve resultar em um desempenho de varredura muito mais rápido (Martin Tobias Holmedahl Sandsmark, Filelight 21.12).
  • Na sessão do Plasma X11, arrastar ícones favoritos para o Kickoff não faz mais com que eles se acumulem e se sobreponham. O KDE está tentando descobrir por que um problema diferente continua ocorrendo na sessão do Wayland. (Noah Davis, Plasma 5.23.2.1).
  • Clicar com o botão direito do mouse no ícone da bandeja do sistema de um aplicativo GTK não causa mais confusão (David Edmundson, Plasma 5.23.3).
  • Os itens da área de trabalho com emblemas no canto inferior direito (como o emblema “Eu sou um link simbólico”) não exibem mais dois emblemas de tamanhos ligeiramente diferentes, um empilhado em cima do outro (Fushan Wen, Plasma 5.23.3).
  • Aplicar quaisquer alterações à página de teclado das Preferências do Sistema não redefine mais a configuração Num Lock para seu valor padrão (Andrey Butirsky, Plasma 5.23.3).
  • O botão Voltar no cabeçalho da coluna da subcategoria Preferências do Sistema agora pode ser ativado com uma tela de toque e caneta (David Redondo, Plasma 5.23.3).
  • Na sessão do Plasma Wayland, o Firefox agora responde melhor ao arrastar e soltar arquivos (Vlad Zahorodnii, Plasma 5.23.3).
  • Na sessão do Plasma Wayland, a animação de ocultação automática do painel agora funciona corretamente (Vlad Zahorodnii, Plasma 5.23.3).
  • A dica de ferramenta do Gerenciador de Tarefas para um grande número de janelas abertas para o mesmo aplicativo agora é muito mais rápido de carregar e muito mais responsivo (Fushan Wen, Plasma 5.24).
  • Quando o Gerenciador de Tarefas é configurado para exibir dicas de ferramentas ao clicar em uma tarefa agrupada, a dica de ferramenta não muda mais para exibir um aplicativo diferente se o cursor passar sobre outra tarefa no caminho para informações sobre ferramentas (Bharadwaj Raju, Plasma 5.24).
  • Na sessão do Plasma Wayland, ocultar e depois mostrar as bordas de uma janela não altera mais sutilmente a altura da janela (Vlad Zahorodnii, Plasma 5.24).
  • O Plasma agora é um pouco mais rápido e usa menos memória cada vez que carrega um ícone (David Edmundson, Plasma 5.88).
  • Agora você pode clicar duas vezes no número de uma caixa de rotação do Plasma para selecioná-la, assim como outras caixas de rotação (Noah Davis, Frameworks 5.88).

Melhorias na interface do usuário

  • A janela de configuração do Spectacle foi redesenhada para colocar mais opções nas caixas de combinação, tornando-a menos enorme e visualmente opressora (Antonio Prcela, Spectacle 21.12).
  • Editar o texto de um item de histórico da área de transferência salvo agora exibe a visualização de edição online em uma nova página, em vez de em uma janela de diálogo separada (Bharadwaj Raju, Plasma 5.24).
  • A página do touchpad da configuração do sistema não exibe mais uma caixa de combinação “Dispositivo:” desabilitada quando apenas um touchpad está conectado; agora está apenas oculto (Nate Graham, Plasma 5.24).
  • O miniaplicativo Bateria e Brilho agora pode exibir o nível da bateria de qualquer tablet gráfico conectado por Bluetooth (Sönke Holz, Frameworks 5.88).

Cor de destaque chega às pastas KDE Plasma e Breeze. Quando tudo isso irá para a área de trabalho do KDE

Cor de destaque chega às pastas KDE Plasma e Breeze

O KDE Plasma 5.23.3 chegará em 9 de novembro. O KDE Gear 21.08.3 será lançado em 11 de novembro e o KDE Gear 21.12 em 9 de dezembro. O KDE Frameworks 5.88 estará disponível em 13 de novembro. O plasma 5.24 chegará em 8 de fevereiro.

Para aproveitar tudo isso o mais rápido possível, temos que adicionar o repositório KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais como o KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release.

Com informações de Ubunlog

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile