O popular software de fluxo de trabalho de fotografia RAW de código aberto Darktable está se aproximando de sua versão v3.0 com o primeiro candidato a lançamento lançado no último final de semana. O Darktable 3.0 chegará com muitos novos recursos.
Porém, o Darktable 2.x já é considerado excelente e muito popular entre os fotógrafos. O software é totalmente gratuito e é usado para o fluxo de trabalho de fotografia entre plataformas. Portanto, o Darktable 3.0 é outro grande passo em frente.
Alguns dos itens que estão sendo trabalhados no Darktable 3.0 que chegará com muitos novos recursos incluem:
- Um retrabalho completo de sua interface do usuário com o código GTK agora sendo totalmente controlado por regras CSS. Por sua vez, sem nenhum código que reflita o layout, toda a GUI pode ter um tema adequado agora. Além disso, há vários temas diferentes a serem enviados com o Darktable 3.0;
- Desfazer e refazer suporte trabalhando para mais operações;
- Trabalho extenso no código da tabela de luzes para obter melhor desempenho, melhorias no manuseio do monitor 4K e 5K, modo de seleção, exibição da linha do tempo e outros trabalhos nessa área;
- Suporte para transformações 3D LUT;
- Otimizações de código para os caminhos da CPU e SSE;
- Garantir que os kernels do OpenCL sejam recompilados quando a versão do driver for alterada;
- Novos módulos;
- Muitas correções de bugs e outras melhorias.
Temos o orgulho de anunciar o primeiro candidato a lançamento da próxima série 3.0 do darktable, 3.0.0rc0. A versão do github está aqui: https://github.com/darktable-org/darktable/releases/tag/release-3.0.0rc0. informa o anúncio de lançamento da versão de testes.
Ao atualizar da série 2.6.x atualmente estável, lembre-se de que suas edições serão reservadas durante esse processo, mas não será possível fazer o downgrade de 3.0 para 2.6.x mais.
O Darktable 3.0-RC0 pode ser baixado para teste no GitHub.
Com informações de Phoronix