Desenvolvedores estão instalando Linux em iPads antigos

Desenvolvedores estão instalando Linux em iPads antigos
Desenvolvedores estão instalando Linux em iPads antigos

Se você tem algum iPad antigo por aí e está cansado de seu desempenho ruim, em breve poderá ter uma solução. E é que alguns desenvolvedores estão trabalhando na implementação do kernel Linux em um iPad Air 2. Não apenas o kernel, claro, mas o sistema operacional completo. Assim, esses desenvolvedores estão instalando Linux em iPads antigos.

Aparentemente, o software está sendo desenvolvido para os dispositivos de chip A7 e A8 da Apple. Então, além do iPad Air e iPad Air 2, o Linux também pode chegar a alguns iPad Minis, ou até mesmo ao iPhone 5S. O projeto usa uma distribuição baseada no Alpine Linux chamada “postmarketOS“, usada principalmente em dispositivos Android. Já falamos sobre o sistema e suas atualizações.

Linux em iPads mais antigos pode estar mais perto do que pensamos

Desenvolvedores estão instalando Linux em iPads antigos.

Atualizações e obsolescência planejada são grandes inimigos para dispositivos como o da Apple. Hoje, ter um iPad de 2014 ou menos pode nos oferecer um desempenho insuficiente. O Linux pode ser a solução para isso e, embora já tenha havido algumas tentativas, o que os usuários Konrad Dybcio e ‘quack723’ propõem pode abrir um precedente. Tudo devido à versatilidade e

Dybcio mostrou uma imagem do iPad Air 2 instalando o kernel Linux na versão 5.18. Como ele pôde comentar no tweet, isso levou mais de um ano, e no momento a única coisa que está implementada é a RAM, o próprio controlador de interrupção da Apple, o temporizador ARMv8 e o controle GPIO. Os desenvolvedores esperam que o USB também seja implementado em breve.

Desenvolvedores estão instalando Linux em iPads antigos

O projeto ainda está em um estágio muito inicial de desenvolvimento, mas quem sabe se eventualmente veremos um iPad Air rodando Linux de forma nativa e totalmente funcional.

Como projetos relacionados, o pessoal da Asahi Linux está fazendo engenharia reversa de Macs M1 para que esses computadores possam rodar Linux. Outros, como o Sandcastle, tentam portar uma versão do Android no iPhone e no iPod Touch. Embora existam aplicativos como o iSH para ter um shell Linux no iOS, a corrida para rodar o Linux nativamente nesses dispositivos ainda está no ar.

Via Genbeta

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile