A equipe de desenvolvedores da distribuição Linux Fedora apresentou os requisitos mínimos para a instalação da versão 35 do Workstation. Segundo eles, apenas a edição Fedora Workstation declara explicitamente os requisitos mínimos de hardware. Sendo assim, o sistema Fedora requer um mínimo de 20 GB de disco, 2 GB de RAM, para instalar e rodar com sucesso. No entanto, recomenda-se o dobro dessas quantidades.”
O grupo de trabalho da estação de trabalho estava monitorando isso: #241 Revisitar os mínimos da estação de trabalho Fedora https://pagure.io/fedora- workstation/ issue/ 241
Fedora Linux 35 Workstation divulga requisitos mínimos de instalação
Requisitos mínimos de hardware destina-se a configurar algum tipo de expectativa de desempenho. O objetivo não é o requisito de hardware, esse é apenas o meio de chegar ao objetivo. Então, qual é o objetivo? Com certeza, as pessoas precisam ser capazes de instalá-lo, além de algum espaço para respirar para instalar software adicional e dados do usuário. Isso atinge o ângulo mínimo de espaço de armazenamento.
Mas o ângulo de CPU, memória e IO são mais complexos. Uma métrica completamente objetiva levaria em conta a carga de trabalho local, que não sabemos. Então, vamos ter que fazer uma recomendação subjetiva , ou seja, dar um palpite. (Gosto de enfatizar que subjetivo! = Arbitrário.)
Como o requisito mínimo de hardware atinge o objetivo pretendido? E é testável? Poderíamos pedir às pessoas para executar algumas cargas de trabalho em baixo-CPU, hardware com pouca memória e relatório ‘grep -r. /proc/pressure’ sempre que acharem que o desempenho do sistema é pior do que o esperado? Ou o quê?
Mais detalhes de como baixar esta versão ainda na fase de testes, acesse o link a seguir: https://getfedora.org/en/workstation/download/
O que esperar do novo Fedora Linux 35
Uma das principais novidades que devemos destacar nesta versão é que ela virá com o novo desktop GNOME 41 instalado por padrão. Já vimos a revolução que este desktop representa, sendo uma mistura entre o Windows 11 e o macOS, e levando a aparência dos desktops Linux a um novo nível. Entre outros novos recursos, o que o novo GNOME 41 trará para o Fedora 35 é:
- Ele terá bibliotecas libadwaita, o que nos permitirá ter efeitos de interface interessantes e facilmente portar as extensões GTK4.
- Os programas padrão do GNOME foram completamente renovados.
- Acesso rápido aos perfis de energia do sistema.
- Novo painel multitarefa.
- Muitas melhorias e correções, tanto em qualidade quanto estabilidade, desde o GNOME 40.
Esta nova versão do Linux também incluirá por padrão o PHP 8.0 , o gerenciador de sessão PipeWire , e elimina completamente as dependências do Python 3.5, que estão sem suporte há um ano. Muitos dos pacotes instalados por padrão (como Python, gcc, Perl, Node.js e RPM) também foram atualizados para suas versões mais recentes.
Por fim, os vários Fedora Spins incluirão as versões mais recentes dos desktops, como:
- GNOME 41
- KDE Plasma 5.23
- Xfce 4.16
- LXQT 0,17
- MATTE 1.24
O kernel do Linux também será atualizado para sua última versão para poder desfrutar de todas as melhorias e novidades que foram incluídas desde a chegada do Fedora 34 até o momento.