O desenvolvedor e mantenedor líder do Linux Lite, Jerry Bezencon, anunciou o lançamento final da distribuição Linux Lite 5.6. Esta é uma grande atualização para este sistema operacional baseado no Ubuntu para usuários domésticos e de escritório. A distribuição Linux Lite 5.6 foi lançada com um novo modelo de download “Pague o que quiser”. O sistema é ideal pela leveza e praticidade, principalmente para quem deseja mudar do do Windows ou macOS para o Linux.
Após vários meses de desenvolvimento, o Linux Lite 5.6 tem como base o lançamento pontual do Ubuntu 20.04.3 LTS (Focal Fossa). No entanto, vem com o kernel Linux 5.4 LTS por padrão em vez de seu kernel mais recente do Linux 5.11 HWE (Hardware Enablement) emprestado do lançamento do Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo).
No entanto, os usuários do Linux Lite poderão instalar qualquer kernel que desejarem do Linux 3.13 até o Linux 5.14 mais recente a partir dos repositórios da distro. Além disso, o lançamento do Linux Lite 5.6 vem com o Python3 como implementação padrão do Python, a capacidade de instalar o Linux Lite diretamente da ferramenta Lite Welcome, o Manual de Ajuda atualizado e o tema do ícone Papirus, novos papéis de parede e várias correções de bugs.
Distribuição Linux Lite 5.6 lançada com modelo de download “Pague o que quiser”
Além disso, o Linux Lite 5.6 apresenta dois novos recursos para o utilitário Lite Tweaks desenvolvido internamente. É o caso do suporte completo para o navegador Brave para limpar o cache e a capacidade de defini-lo como o navegador padrão. O outro recurso é a capacidade de editar o menu de inicialização do GRUB para exibir a entrada de nomenclatura correta como “Linux Lite”. Porém, isso funciona apenas se o Linux Lite controlar o carregador de inicialização GRUB.
Uma mudança importante neste lançamento é o fato de que os desenvolvedores do Linux Lite adotaram um modelo “Pague o que quiser” para novos downloads do Linux Lite. Assim, o modelo é bem semelhante ao da distribuição elementaryOS, permitindo que a comunidade contribua com dinheiro para o projeto. No entanto, os usuários devem ter em mente que o Linux Lite sempre será gratuito.
Esta é uma estrada que eu nunca pensei que seguiria, mas não temos escolha”, disse Jerry Bezencon. “Ou ficamos estagnados e aceitamos os algoritmos em constante mudança do grande G, ou ousadamente vamos onde outros ousaram.
Se você deseja usar o Linux Lite em seu computador pessoal, você pode baixar a versão Linux Lite 5.6 agora mesmo do site oficial. Os usuários existentes do Linux Lite precisam apenas atualizar suas instalações seguindo as instruções do anúncio de lançamento.
Via 9to5Linux